15 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Sudoeste chega a 10 mil casos de Covid-19

Doença perdeu força na região no último mês, mas cuidados devem ser mantidos

Desde o registro do primeiro caso, há sete meses, até esta terça-feira, dia 20, o Sudoeste já contabiliza 10.052 infectados por coronavírus. A grande maioria se recuperou da doença (9.584), mas a Covid-19 tirou a vida de 158 moradores da região – a taxa de letalidade na região é praticamente a metade da brasileira e pode ser justificada pelo melhor suporte aos pacientes e maior testagem da população.

 

Os dados abrangem os 42 municípios e constam no boletim semanal divulgado pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), que vem acompanhando a evolução da pandemia na região, orientando gestores quanto à aplicação de recursos no combate à doença, nas medidas de prevenção e flexibilização e também no suporte técnico às administrações municipais.

- Publicidade -
Evolução da doença na região. Gráfico: Amsop

 

 A entidade tem verificado que a evolução se dá de diferentes formas em cada município e que a taxa de letalidade também varia muito em cada localidade. “A Amsop tem sido o grande fórum de discussões da região no enfrentamento à Covid. Temos nos reunido regularmente pela internet para trocar experiências, repassar orientações e conseguir acompanhar e trabalhar da melhor forma numa situação inédita para todos os gestores”, ressalta o presidente da entidade e prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú.

 Entre junho e setembro, o número de casos cresceu mais de 14 vezes. No último mês, no entanto, a taxa de crescimento de novos casos caiu e ficou em 16%, mas a atenção aos cuidados e medidas de prevenção deve ser mantida. Hoje existem somente 428 casos ativos na região – esse número já chegou a 1.100.

[relacionadas]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques