O programa é desenvolvido com base em roteiros de ação.
As inscrições para professores que desejam participar do grupo de estudos Formadores em Ação como cursistas ou como formadores já podem ser feitas. Podem participar do grupo de estudo todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.
A proposta do curso é que professores instrutores acompanhem os cursistas, conduzindo discussões voltadas à prática em sala de aula, aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais. Há vagas abertas para todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular: Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Química e Sociologia.
Jornadas de formação
O programa é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Secretaria da Educação e dividido em jornadas de formação de 20 horas cada. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos.
Os docentes que pretendem participar como formadores podem se inscrever até 5 de fevereiro por meio de um formulário disponível.
Após a inscrição, haverá um processo de seleção, que consiste numa prova teórica discursiva com quatro questões de conhecimentos específicos sobre a disciplina de escolha. Além disso, o professor precisa enviar um vídeo de apresentação que tenha entre dois e três minutos de duração. O envio do vídeo e a realização da prova acontecem no dia 20 de fevereiro. O professor formador recebe certificação como docente e bolsa-auxílio.
Os professores que desejam participar como cursistas podem se inscrever até 28 de fevereiro por meio de um formulário disponível em https://forms.gle/EQK5xckPMpTs95gG8. Eles podem fazer uso de sua hora-atividade para realização do curso e recebem um certificado de 20 horas após o término de cada jornada.