9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Alunos recém formados ja estão todos trabalhando, afirma coordenadora de Farmácia da Unisep

Geral

Professores e a turma de Farmácia que colou grau no dia 20 de fevereiro.

Mercado aquecido e grande demanda por profissionais. O que parece ficção para alguns segmentos é a realidade do setor farmacêutico. “A procura por farmacêuticos está alta, principalmente no setor de dispensação de medicamentos”, garante Caroline Lermen Munhoz, coordenadora do curso de Farmácia, do Centro Universitário Unisep, campus de Francisco Beltrão.

A temperatura elevada do mercado de trabalho é confirmada pelo alto nível de empregabilidade alcançado pela turma de formandos 2020, que colou grau no dia 20 de fevereiro. “Alunos que se formaram há alguns dias já estão todos trabalhando. E três passaram pra fazer residência farmacêutica na Unioeste, de Cascavel”, informa a coordenadora.

Conforme Caroline Lermen, devido à pandemia, os profissionais de farmácia estão sendo muito requisitados tanto nos laboratórios — para auxiliar nos exames que fazem o diagnóstico da infecção pela covid-19 —, como nas farmácias de hospitais, do SUS e comerciais para auxiliar no tratamento e acompanhamento dos pacientes.

- Publicidade -

[relacionadas]
Carreira com mais de 80 opções
Com amplo leque de atuação, a carreira farmacêutica se divide em pelo menos três segmentos. O primeiro é Farmácia, que engloba as farmácias comerciais (nela o profissional pode realizar consultas e prescrever algumas classes de remédios), do SUS e hospitalares; nesse primeiro segmento está inclusa também a farmácia de manipulação, na qual o profissional é responsável por manipular medicamentos e cosméticos.

Os outros dois campos principais são laboratório de análises clínicas — através de sangue e demais materiais biológicos, o profissional realiza exames para avaliar a saúde do paciente; e indústria de alimentos, nicho em que o farmacêutico é responsável pelo controle de qualidade dos alimentos produzidos.


Curso concilia teoria e prática

Disponível no período noturno, nos campus de Dois vizinhos e Francisco Beltrão, o curso de Farmácia, da Unisep, tem duração de cinco anos e foi formatado de modo a conciliar teoria e prática em doses equilibradas. “Nossa proposta é formar um profissional generalista capacitado a atuar em todas as áreas relacionadas à carreira farmacêutica”, informa a coordenadora Caroline.

Boa avaliação
O curso de Farmácia do Centro Universitário Unisep é nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. Para Caroline Lermen Munhoz, o bom desempenho da sua graduação nas avaliações se deve a fatores como estrutura física privilegiada e comprometimento da comunidade acadêmica com o ensino de qualidade e com a sociedade.“Contamos com laboratórios equipados e com os insumos e reagentes necessários para as aulas práticas. O corpo docente da instituição é formado por mestres e doutores que possuem muita experiência prática. Junto a isso criamos uma cultura de envolvimento com a comunidade, através de projetos e campanhas, que tornam o aprendizado gratificante e motivam o acadêmico a se empenhar muito mais. 

Módulo 2
As inscrições para o módulo 2 da Unisep seguem abertas. Interessados em cursar Farmácia ou outra graduação em podem agendar a participação no processo seletivo, que é realizado em formato on-line. Para mais informações: 3520-5000 (Francisco Beltrão) e 3581-5000 (Dois Vizinhos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques