6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

8ª Regional de Saúde confirmou ativação de quatro leitos de UTI no Pró-Vida

Leitos são exclusivos para pacientes com Covid-19 e já estão ocupados. Solenidade de inauguração acontece na segunda-feira, 7.

O prefeito Carlinhos Turatto e o deputado Paulo Litro no momento em que o município recebeu os respiradores e monitores.

 

No início da terça-feira, 1º de junho, a chefe da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Zanella, confirmou a ativação de quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos. Os leitos já estão instalados e ocupados exclusivamente com pacientes infectados com Covid-19. A Administração Municipal confirmou a informação e ressaltou que vai realizar um ato, na próxima segunda-feira, 7, para inauguração oficial da UTI da casa de saúde duovizinhense.

Meses de trabalho….
A instalação de UTI no município era uma promessa de campanha do prefeito Carlinhos Turatto (PP). O objetivo inicial era a instalação até o fim do ano de 2020. O projeto teve andamento acelerado em virtude do enfrentamento à pandemia e começou a se tornar realidade no dia 17 de março, quando o secretário municipal Nilton de Almeida, (Planejamento) esteve na 8ª Regional de Saúde, em Francisco Beltrão, protocolando a solicitação de ampliação do Hospital Pró-Vida e a instalação de leitos de UTI.

- Publicidade -

Na ocasião, o prefeito falou sobre o esforço para buscar a instalação. “Foi um empenho muito grande. Fizemos um esforço de mais de 30 reuniões nos últimos dias para isso. Tive a honra de ser eleito presidente da Comissão de Saúde da Amsop e isso fortaleceu, junto à entidade e região Sudoeste, para que Dois Vizinhos se credenciasse a ter quatro leitos de UTI”, disse.

No início de abril, outro passo importante: foram recebidos quatro respiradores e quatro monitores do Governo do Estado, intermediados pelo deputado estadual Paulo Litro (PSDB).

 

Doações bem-vindas
Em seguida, o município conseguiu as bombas de infusão e recebeu as doações da empresa BRF (de uma usina de oxigênio completa) e do Sicredi (uma máquina de hemodiálise). Após a instalação, a 8ª Regional de Saúde confirmou o credenciamento na Secretaria Estadual de Saúde e a ativação dos leitos. O prefeito ressaltou também o apoio do deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD).

Durante entrevista à Rádio Educadora, na semana passada, Carlinhos explicava que houve ainda dificuldade de conseguir medicamentos do chamado kit entubação, o que fez com que a ativação fosse adiada, mas ainda na última semana, através de um consórcio com outros municípios da região, foi possível adquirir os medicamentos de sedação.

 

Sonho é ter 10 leitos
O trabalho das autoridades continua, pois o município busca a instalação de dez leitos no hospital. Para ter mais seis unidades de UTI, o Hospital Pró-Vida precisará ser ampliado.

O projeto inicial era de ter uma nova ala com três pisos, sendo que a UTI ficaria no último. Buscando agilizar a instalação da UTI, o projeto foi alterado e a UTI passou para o primeiro piso. Dentro disso, O projeto arquitetônico já está concluído e contempla ainda salas para tomógrafo, aparelho de raio-X e outros exames, além de mais leitos de enfermaria.

Os recursos estão sendo buscados junto aos governos Estadual e Federal. Recentemente, o prefeito Carlinhos esteve em Curitiba e se reuniu com o deputado federal Ricardo Barros (PP), que é o líder do Governo Bolsonaro no Congresso Federal, para apresentar o projeto de ampliação do Hospital Pró-Vida e pedir apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques