23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Campanha arrecada 11 toneladas de produtos

Geral

A população aderiu e apoiou a campanha ambiental.

A mais recente campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos domiciliares realizada em Francisco Beltrão pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente arrecadou 11 toneladas. A atividade aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, como parte das atividades para celebrar a passagem do Dia Mundial de Meio Ambiente. Os materiais foram entregues pela população no Calçadão e nas unidades do Poupa Tempo do São Miguel e da Cidade Norte.

[relacionadas]

Os produtos mais comuns descartados neste tipo de campanha são computadores, notebooks, televisores, rádios, celulares, secadores de cabelo, ventiladores, aparelhos de som, fornos elétricos, pilhas e outros eletrônicos que não podem ser descartados no lixo comum.

- Publicidade -

Para o secretário Adriano David, do Meio Ambiente, esse tipo de coleta é muito importante porque o descarte incorreto de resíduos eletrônicos prejudica o meio ambiente e representa riscos para a saúde. “Quando quebrados e expostos na natureza, esses materiais liberam substâncias tóxicas”, alerta o secretário. 

Segundo ele, mesmo com todas as campanhas educativas e de orientação, algumas pessoas ainda depositam os materiais eletroeletrônicos inservíveis em calçadas, estradas vicinais, beira de rios ou lotes baldios e acarretam diversos problemas ao meio ambiente. “A reciclagem dos eletroeletrônicos, de pilhas e baterias só é possível se a população entender que devem ser descartados em locais corretos”, enfatiza Adriano.

Coleta Permanente
Além das campanhas que são realizadas quatro vezes ao ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebe os resíduos eletroeletrônicos domiciliares durante o ano todo. Basta levar estes materiais na sede da Secretaria, na Avenida Santo Fregonese, 1.800, Bairro Vila Nova. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, e das 13h30 às 17h30.

Também há Ecopontos de recebimento na Eletrônica Tabajara, na Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, 110, no Centro; IGS Informática, na Rua Maranhão 149, Bairro Presidente Kennedy; Auto Elétrica Inhoatto, na Avenida Atílio Fontana, 3.108, Bairro Pinheirinho; e na Eletrônica VídeoSom, na Rua São Paulo, 277, no  Centro.De acordo com as normas legais, é dever do gerador dar o destino adequado de seus rejeitos.

O objetivo da Prefeitura de Francisco Beltrão é colaborar e inserir na rotina das pessoas a separação de seus equipamentos em desuso e para que sejam entregues em pontos de recebimento para uma destinação ambientalmente correta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques