Geral

Terça-feira, 31, o prefeito Paulo Jair Pilati (MDB) recebeu em seu gabinete o diretor do Departamento de Educação e Cultura, Celso Pedro Scolari, e o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Gallina (PP), que apresentaram o adesivo do Disque Denúncia que será distribuído nas escolas nos próximos dias. O adesivo tem como objetivo principal disseminar as informações sobre o funcionamento das denúncias através do Disque 100, que é um número gratuito, de fácil memorização e funciona 24 horas por dia.
A iniciativa para a produção do adesivo foi por meio de um projeto de lei elaborado pelo vereador Vanderlei Gallina, que em parceria com o Departamento de Educação e Cultura fará a distribuição dos adesivos nas escolas como uma ação de combate e prevenção. De acordo com os dados levantados pelo vereador, de janeiro de 2020 a maio de 2021, Marmeleiro registrou um total de 15 casos de denúncia de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Dia de 18 de maio foi a data escolhida como forma de conscientização sobre esse tema, que vem ganhando espaço nos últimos anos, mas ainda é preciso maior atenção para proteger as crianças e os adolescentes de casos de violência e abuso sexual, que na maioria das vezes são cometidos por familiares e pessoas próximas. “Quando a criança ou adolescente sofre de alguma forma de violência, tal situação deixa graves marcas na saúde mental de suas vítimas, desenvolvendo transtornos psicológicos. Sabendo disso, ressaltamos a importância de quando houver alguma suspeita que seja feito a denúncia através do disque 100, a ligação é gratuita e segura”, comentou o vereador.