9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

No Paraná, mais de 140 mil vagas de trabalho no turismo foram fechadas com a pandemia

Geral

Luiz Roberto: setor ainda não se recuperou.

O presidente da Federação dos Empregados nas Empresas de Turismo e Hospitalidade do Paraná, Luiz Roberto dos Santos, esteve em Beltrão sexta-feira, 3, para prestigiar a solenidade de posse no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Turismo e Hospitalidade de Beltrão e Região. Em entrevista ao JdeB, ele falou da grave crise provocada pelo coronavírus no setor de turismo e hospitalidade.

Luiz afirmou que o segmento foi um dos setores mais afetados no Paraná e no Brasil. “Curitiba, por exemplo, tem uma categoria nossa com 25 mil trabalhadores, foi perdido mais de dez mil vagas de trabalho. No Estado nós perdemos em média de 140 a 150 mil postos de trabalhos, a situação ainda está bem precária. Quanto ao pessoal de hotelaria, agora que estão começando a ter algum movimento, nas agências de turismo e viagens também, mas ainda a situação é precária. O desemprego ainda está muito grande e as empresas estão fechando.”

A situação é tão séria que em Francisco Beltrão um tradicional hotel, de 43 anos, acabou fechando.

- Publicidade -

[relacionadas]
Boa iniciativa
O presidente da federação estadual considerou boa a iniciativa do Governo do Estado de promover campanhas publicitárias para divulgar o potencial turístico do Paraná. “É uma boa iniciativa do governo, só que isso não traz resultado a curto prazo, isso dá resultado a longo prazo, porque o turista ainda não está com coragem para viajar ou de fazer passeio. Como a grande maioria das pessoas perdeu o emprego e a renda, por isso ainda não conseguiram se recuperar totalmente. Acredito que dentro de um ano, um ano e meio, para que comece a voltar ao normal, como as pessoas gastaram muito dinheiro no meio da pandemia, eles não têm dinheiro para fazer passeios ou viajar com a família.”


Campanha de incentivo ao turismo

Além da campanha publicitária, o Governo do Estado lançou o programa Paraná Pay, que permite às pessoas físicas usar seus créditos do programa Nota Paraná em hotéis, pousadas e restaurantes.
Para isso, as pessoas e os estabelecimentos de turismo ou gastronomia precisam fazer os cadastros, respectivamente no Paraná Pay e no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços turísticos), do Ministério do Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques