9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

A pequena Luiza nasceu com menos de 700 gramas e precisa de transfusão de sangue

Seus pais Naiana Colet Zanella e Felipe Ramos da Silva iniciaram uma campanha para abastecer os hemonúcleos.

Felipe Ramos da Silva e Naiana Colet Zanella com a pequena Luiza, na Policlínica de Pato Branco.

“Nossa menina é um milagre de Deus desde a concepção”, comenta Naiana Colet Zanella, sobre a filha Luiza Manuela Ramos, que nasceu dia 19 de julho, com apenas 26 semanas e 6 dias, pesando 678 gramas e medindo 29 cm. Ela permanece internada na UTI Neonatal da Policlínica de Pato Branco; chegou a pesar 606 gramas, mas agora está com quase 1,5 kg.

A cesárea precisou ser antecipada, porque Naiana teve pré-eclâmpsia e síndrome de Helpp. “Minha pressão oscilava muito rápido, chegando até a 22/15, e meu fígado estava rompendo, então precisei fazer uma cesárea de emergência. Como ela era muito pequena. precisou ser entubada e está na ventilação mecânica. Ela teve hipertensão bronco pulmonar, que graças a Deus já foi curada. Ela tem displasia bronco pulmonar, que é um processo lento, mas que também já tivemos grandes melhoras”, conta a mãe.

A família tem noção que o processo é lento, mas a boa evolução de Luiza anima a todos. “Estamos agora trabalhando no processo de extubação, que tudo depende dela, pois ela precisa aprender a respirar sem a ajuda dos aparelhos. Mãe de UTI vive o momento, não temos como saber como estará no próximo horário que formos ver nossos anjinhos, pois tudo pode mudar muito rápido. É um turbilhão de emoção.”

- Publicidade -

Naiana e o marido Felipe Ramos da Silva são beltronenses e acompanham o desenvolvimento da bebê diariamente, nas visitas à UTI. Devido à prematuridade, Luiza precisa de transfusões de sangue e como os hemocentros estão com os bancos de sangue muito abaixo do normal, seus pais iniciaram uma campanha. “Toda doação é de extrema importância. Para fazer a doação basta apenas agendar no Hemocentro mais próximo, pode ser aqui em Pato Branco ou Francisco Beltrão. Para nós, é importante que a doação seja no nome da Luiza.”

[relacionadas]

De acordo com Naiana, quem não for doador ainda é só agendar no Hemocentro um horário e comparecer com um documento com foto. “Os exames serão realizados na hora, estando tudo ok, eles já fazem a coleta para a doação.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques