Esporte

Referências do xadrez paranaense, o casal beltronense Glaucio Cella e Laryssa Borghezan está na Grécia para a disputa do Campeonato Mundial de Xadrez Rhodes. Os dois são os únicos brasileiros na competição.
Ele, que é mestre nacional da modalidade, disputa na categoria U200, que integra homens e mulheres e disputou o 5º compromisso ontem, 21, e venceu o grego Mitzas Dmitris.
Até aqui, Glaucio soma duas vitórias (a outra foi contra um representante da Líbia) e três derrotas. “Me cobrei, pois antes eu havia perdido para outro grego”, disse ao comemorar o triunfo de ontem. Entre 55 competidores, o brasileiro é o 6º colocado.
Enquanto isso, na categoria W1700, só com mulheres, Laryssa Borghezan venceu duas, perdeu outras duas e empatou uma partida. Ontem, ela tropeçou numa oponente queniana. Entre 22 integrantes, ela está em 5º.
Ao todo, cada jogador disputa nove confrontos. Os duelos são definidos conforme a classificação de momento. “Você sempre enfrenta jogadores que estão com uma pontuação próxima ou igual à sua, mas nunca o mesmo adversário”, explica Glaucio.
Cada vitória vale um ponto. O empate vale 0,5. Quem pontuar mais é declarado campeão. Os jogos podem ser acompanhados no site “followchaess”. A competição termina segunda-feira, dia 25.