A declaração é de Jonas Welter, um dos representantes do Sudoeste no Consems.

Por Leandra Francischett – A dengue foi um dos temas abordados em reunião entre o secretário estadual da Saúde, César Neves, e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Consems), nesta semana, em Curitiba. Jonas Welter é secretário de Saúde de Capanema e representa a 8ª Regional de Saúde, ou seja, 27 municípios. Jonas participou desta reunião, que teve como objetivo levar as demandas e pautas do Consems e da região Sudoeste, para melhorar o atendimento da saúde regional.
“O Estado do Paraná já tem registrado óbitos por dengue. Na região Sudoeste, estamos enfrentando um problema grave. Precisamos intensificar o trabalho de combate à dengue, intensificar o nosso apoio perante a sociedade; a sociedade também precisa nos ajudar. Muitas vezes o poder público é cobrado, mas a dengue não é algo de responsabilidade do prefeito, dos secretários de saúde e dos profissionais de saúde, a dengue é responsabilidade de toda a sociedade.”
Jonas acrescenta que os focos de dengue não estão dentro da unidade de saúde ou dentro do gabinete do prefeito ou do secretário, os focos de dengue estão dentro das residências e nos lotes baldios. “Então, todos precisam lutar contra a dengue, todos precisam trabalhar em conjunto, fazer o seu papel de cidadão e cobrar; cobrar do vizinho, do poder público e cobrar de si mesmo. Vejo que as escolas são fundamentais neste processo, através dos alunos. O Sesc lançou um aplicativo para fazer o monitoramento da dengue.”
Mais informações sobre esta reunião na próxima edição do JdeB, terça-feira.