O Planeta Terra é nosso maior patrimônio, o mais valioso de todos.
Já parou para pensar que você é um custo para o Planeta? E qual o tamanho do seu custo? Acredito que as pessoas ainda não avaliaram que temos tudo ao nosso dispor e de forma gratuita, apenas consumimos e não fazemos nada, ou quase nada, em retorno. Tudo o que o nosso corpo/matéria necessita para existir o meio ambiente proporciona, água, terra, alimento, sol, luz, pressão atmosférica, oxigênio, energia, espaço, recursos minerais…tudo nos é proporcionado gratuitamente.
Ótimo! E qual o problema nisso tudo? É que nos apossamos, achamos que é tudo meu, que é tudo nosso, e posso consumir da forma que eu quiser. Ou seja, o problema é tão grande que nosso consumo hoje de recursos naturais está acima do que o Planeta consegue restaurar. Estamos consumindo a natureza por meio de matérias primas, 1,7 vezes mais rápido do que o ecossistema consegue regenerar. É como se estivéssemos utilizando o equivalente a 1,7 Terras. O consumo desenfreado global é o principal responsável por este esgotamento do nosso orçamento natural.
O aumento do consumo triplicou a quantidade de matérias-primas extraídas da Terra nas últimas quatro décadas, segundo um novo relatório do Painel Internacional de Recursos, apoiado pela ONU Meio Ambiente. “A taxa alarmante na qual os materiais estão sendo extraídos atualmente já está tendo um importante impacto na saúde humana e na quantidade de vida das pessoas”. (Alice Barcena, enquanto co–presidente do Painel Internacional de Recursos).
Tudo o que você consome hoje é custo para o Planeta, pois a produção do produto é um custo, o manter ele no Planeta é outro, o descarte é um grande custo, pois não existe “jogar fora”, nada sai do planeta Terra. Tudo que é produzido se mantém aqui e provavelmente será tóxico na sua degradação. Alguns exemplos para ficar mais fácil de compreender: precisa-se de cinco mil litros de água para a produção de uma única calça jeans, mais de 12 mil litros de água para a produção de um smartphone.
Quantas calças jeans você tem hoje no seu guarda roupa? Quantos smartphones você já teve ao longo da sua vida? É com base nestes números que devemos repensar nosso consumo. Lembre-se, só pelo fato de respirar você já modifica o ecossistema do Planeta, e quando isso é multiplicado pelos mais de sete bilhões de habitantes na Terra hoje, os valores ficam muito assustadores. É mais do que hora para pensar o que você tem feito para pagar o seu prejuízo no Planeta. Precisamos cuidar do que é nosso, do nosso patrimônio.
O Planeta Terra é o seu maior patrimônio, o mais valioso dentre todos. Quanto você custa para o Planeta Terra hoje?