Ao receber o cargo, ele afirmou que “precisamos fazer desse hospital cada vez mais uma unidade mais abrangente, mais forte e que cumpra efetivamente seu papel”.

JdeB – Em evento bem prestigiado por autoridades e profissionais da saúde de Francisco Beltrão e região, ontem de manhã na Água Branca, o beltronense Geraldo Gentil Biesek assumiu a direção geral do Hospital Regional Dr. Walter Pécoits, como sucessor da Cintia Ramos. Além dele, falaram a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella; o presidente da Amsop, Anderson Barreto, de Coronel Vivida; os deputados estaduais Luís Corti (eleito, assume em 1º de fevereiro), Nelson Luersen e Paulo Litro; o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado beltronense Ademar Traiano; e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que também oficializou repasses de R$ 34 milhões para a saúde dos municípios da microrregião.
Geraldo Gentil Biesek foi o primeiro a falar. Ele enfatizou, inicialmente, sua “satisfação” e seu “orgulho de voltar para Francisco Beltrão”. Contou que o secretário Beto Preto havia lhe atribuído uma nova função, para um planejamento de reestruturação da Secretaria de Saúde. “Mas veio essa proposta, bem no finalzinho do ano, o deputado Traiano e o prefeito Cleber falaram comigo, depois o secretário, e eu comecei cogitar a possibilidade e eu vi que era o momento de voltar pra cidade que eu nasci, que eu cresci até uma certa idade, depois eu saí, que me acolheu de novo, que me deu as oportunidades de trabalhar e saí novamente e voltei com uma nova oportunidade”.

Sobre a nova função, Biesek afirmou: “Eu quero assumir aqui com todos, com os prefeitos, com os secretários de saúde, com a representação política do Sudoeste, o compromisso de me dedicar de maneira muito intensa, comprometido. Assim, de maneira absolutamente total com a condução dessa unidade que é tão importante pro Sudoeste do Paraná, que representa a maior referência em urgência e emergência em cirurgia, em trauma aqui pro Sudoeste, um hospital que atende bastante gente, que está bem estruturado, que tem recebido investimentos, novos equipamentos. Então, esta é uma continuidade de um trabalho, mas é um trabalho que precisa também ser aumentado na sua abrangência.”
Mais abrangente
Biesek enfatizou: “Nós precisamos fazer desse hospital cada vez uma unidade mais abrangente, mais forte e que cumpra efetivamente seu papel e, como sempre, o secretário Beto Preto nos recomendou e o governador Ratinho Júnior também. E nós trazemos o atendimento, assistência resolutiva pra população, pra mais próximo possível da sua residência, trabalhar na ótica de regionalizar essa assistência de maneira muito efetiva. E é com esse compromisso que eu assumo e me coloco à disposição da Secretaria e da Funeas.”
Cintia deseja sucesso à nova direção do Hospital Regional
A diretora geral do Hospital Regional nos últimos quatro anos foi Cintia Ramos. Ela não estava presente, mas enviou um texto, que foi lido pelo mestre de cerimônia Claudiney Del Cielo: “A Cíntia foi convidada para o evento, mas está em viagem e por isso não está presente. Então, a pedido do Geraldo [Biesek], a gente fará a leitura. Agradeço a oportunidade de contribuir com a gestão hospitalar de saúde pública do Paraná, conduzida por quatro anos no Hospital Regional do Sudoeste. Colegas, em um momento tão difícil da pandemia, sendo o maior hospital de referência ao atendimento à covid-19. Agradeço ao governador Ratinho Júnior, ao secretário Beto Preto, ao presidente da Funeas, Marcello Machado, pela oportunidade, bem como agradeço ao prefeito Cleber Fontana e ao vice-prefeito Antônio Pedron pela disponibilidade funcional. Desejo sucesso à nova direção do Hospital Regional do Sudoeste. Completo 30 anos de atividades na saúde pública e vou continuar apoiando a saúde pública do Sudoeste do ponto de atenção onde eu estiver. Cintia Jaqueline Ramos
Vereadores presentes
Participaram do evento os vereadores Jean Emiliano (MDB), Ronaldo Bizotto (PP), Pedro Tufão Filho (União Brasil), Oberdan Saretta (PSDB), Fernando Misturini (PSDB), Valmir Dile Tonello (PV) e Rodrigo Inhoatto (PP).
Quem representou a Mesa Diretora da Câmara foi o vereador Jean Emiliano, que comentou sobre a vinda dos recursos: “É um investimento significativo que o Estado está fazendo na saúde de toda a região, especialmente de Francisco Beltrão. Nós, vereadores, temos o dever de acompanhar o passo a passo para garantir que todo esse recurso chegue na ponta e beneficie os nossos munícipes, afinal, é esse o objetivo principal. Ficamos muito felizes em acompanhar esse momento”. Jean também parabenizou, em nome da Câmara, o novo diretor do Hospital Regional. “A ex-diretora Cintia Ramos fez um ótimo trabalho na condução do HRS. Agora, o Geraldo chega com o desafio de continuar nesse ritmo e melhorar ainda mais o serviço e o atendimento. Desejamos sucesso e deixamos o Legislativo Municipal de portas abertas para ajudar no que for possível”, concluiu Jean.