Reconhecido como celeiro de craques, o futebol brasileiro também consagrou treinadores. Embora com trânsito não muito fluido fora do país, os técnicos nacionais conquistaram espaço na história da modalidade. Mas, quem são os 11 maiores de todos os tempos? Para o ato de preencher essa lista é indispensável opinião. Cada um tem a sua e, se munida de bons argumentos e critérios, deve ser considerada.
Essa foi a missão do jornalista Maurício Noriega. Com carreira consolidada na área esportiva, ele publicou em 2009 a obra “11 maiores técnicos do futebol brasileiro”, dentro de uma série publicada pela Editora Contexto que pretendia elencar os melhores de cada posição em campo, tendo em conta a interpretação da história do futebol pelos escritores, mas com base em pesquisa, entrevistas com quem viveu o dia a dia com esses personagens e, sobretudo, vitórias, títulos, jogadores revelados, o que revoluciona com um sistema tático, aquele que domina estrelas, entrou outras características.
A partir daqui, darei spoiler dos escolhidos por Noriega: Oswaldo Brandão, Bela Gutman, Vicente Feola, Lula, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade, Telê Santana, Vanderlei Luxemburgo, Felipão e Muricy Ramalho.
Revelo sem escrúpulos os eleitos do autor, pois isso não deve tirar o interesse do leitor pela obra. Pelo contrário: para quem conhece não muitos dos nomes – mais da metade falecidos, com carreira construída num tempo distante – é a oportunidade para, através do livro, entender os motivos pelos quais cada um esteve entre os 11 ranqueados.
Referências
- Título: Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro;
- Gênero: Futebol;
- Autor: Maurício Noriega;
- Número de páginas: 256;
- Editora: Contexto;
- Ano de lançamento: 2009.
