6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

ABI Sudoeste projeta campanha contra Fake News

Guilherme, Leonardo, Marcelo, André, TH, Darce, Rafael, Matheus, Luciana e William, na reunião realizada na Acefb. Foto: Ivo Pegoraro/JdeB.

JdeB – Ao assumir a presidência da Associação Beltronense de Imprensa (ABI Sudoeste), dia 11 deste mês, o jornalista Guilherme Del Zotto anunciou que iria lançar uma campanha contra as fake news (mentiras, que circulam principalmente nas redes sociais). Nesta segunda-feira 27, na Acefb, ele promoveu uma reunião, com associados, para debater o tema.

Todos os presentes se manifestaram favoráveis, pois sentem a necessidade de que as pessoas sejam esclarecidas. Tanto para não acreditar em notícias falsas como evitar o vexame de repassar uma informação que, além de não ser verdadeira, pode até prejudicar outras pessoas. “A pessoa deve começar a ficar com vergonha de compartilhar fake news”, destacou Gilherme.

Conforme foi discutido na reunião da ABI Sudoeste, uma preocupação é com o lado político. Ao contrário do que muitos propagam, os órgãos de imprensa de Francisco Beltrão não têm lado político, disse Guilherme, que é assessor de imprensa da Amsop, já trabalhou também na TV e conhece bem a realidade do setor de comunicação social de sua terra natal. Guilherme tem dez anos como profissional do jornalismo, já trabalhou na grande imprensa de São Paulo e conhece também a realidade de lá.

- Publicidade -

O que fazem, tanto o rádio como o jornal, a TV, sites e revistas é ouvir todos os lados envolvidos em cada informação. “Politicamente, órgão de imprensa não é de A ou B”, frisou Guilherme.

Além de veiculação de matérias, com entrevistas e orientações sobre o combate às fake News, serão criadas peças publicitárias, para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do tema.

A orientação geral é para que as pessoas procurem checar cada notícia que recebem, observando se contém as informações básicas do jornalismo, que estão resumidas no “lead”: o quê, quem, quando, onde, como e por quê?

Muitas fake News têm até a imagem de uma pessoa que afirma isso ou aquilo. Mas não diz quem é nem de onde e de quando é a gravação.

Participaram da reunião Guilherme Del Zotto (Amsop), Leonardo Fagner e Rafael Mocelin (Beltrão Agora), Marcelo Marcos (Rádio Onda Sul), André Lessei (TV Sudoeste), Gerson Thimothio TH (TV Beltrão e Rede Massa), Darce Almeida (Acefb), Matheus Viana (TV Beltrão), Luciana Peres (Rádio Anawin), Ivo Pegoraro (Jornal de Beltrão) e William Madruga (Acefb).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques