19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Verão

Nos dias mais quentes, cuidado com a exaustão térmica

Ondas de calor devem trazer mais máximas históricas de temperatura até abril de 2024. Foto: ABr

Por Mariana Hirche – O verão 2023/24 está mais quente, assim como foi a primavera. O aquecimento global se juntou ao fenômeno climático El Niño, trazendo máximas históricas de temperaturas, que devem ser sentidas até meados de abril. Isso porque essa junção impacta diretamente a temperatura dos oceanos e, com isso, o clima em geral. Além disso, a cada década o mundo registra cada vez mais dias sob efeito dessas ondas de calor, que já causaram algumas tragédias neste ano. A exaustão térmica, por exemplo, causou a morte de uma fã no show da cantora Taylor Swift. E quem vai para a praia ou participar de alguma atividade em local com aglomeração precisa tomar cuidado para evitar esse estado de fadiga extrema causada pela exposição prolongada a altas temperaturas. Geralmente, a exaustão térmica ocorre quando uma pessoa está envolvida em atividades físicas intensas, em condições de calor intenso, resultando na perda excessiva de líquidos e eletrólitos através do suor. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo desidratação, insolação e exaustão por calor. Os sintomas comuns de exaustão térmica incluem fraqueza, tontura, náusea, sudorese excessiva, pulso rápido e pele pálida. Se não for tratada adequadamente, a exaustão térmica pode evoluir para um estado mais grave, como um golpe de calor, que é uma emergência médica.

O que é golpe de calor?

O golpe de calor, também conhecido como hipertermia ou insolação, é uma condição médica grave e potencialmente fatal que ocorre quando o corpo humano atinge uma temperatura central extremamente elevada devido à exposição prolongada a altas temperaturas, especialmente em combinação com a umidade. Esta condição é uma emergência médica que requer atenção imediata. Entre os sintomas, a temperatura corporal pode se elevador, atingindo níveis perigosos, geralmente acima de 40°C e a pele passa a ficar quente ao toque e seca, pois a capacidade de suar para resfriar o corpo pode estar comprometida. O coração passa a bater mais rápido do que o normal, aumentando também a respiração, que fica superficial.  A pessoa ainda fica desorientada, apresentando confusão mental, irritabilidade, comportamento irracional e, em casos graves, perda de consciência.

- Publicidade -

Socorro e prevenção

O golpe de calor é uma condição séria que requer tratamento médico de emergência. Se alguém apresentar sintomas, é importante procurar ajuda médica imediatamente. Enquanto espera pela ajuda, tente resfriar a pessoa, movendo-a para um local mais frio, removendo roupas excessivas, aplicando compressas frias ou molhadas e, se possível, fornecendo água para beber. A prevenção é fundamental para evitar o golpe de calor. Isso inclui permanecer hidratado, evitar a exposição prolongada ao calor intenso, vestir roupas leves e proteger-se do sol. Pessoas em risco, como idosos, crianças pequenas e aquelas com condições médicas pré-existentes, devem ter precauções especiais durante períodos de calor extremo.Em casos de suspeita, busque atendimento médico imediatamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques