15.1 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

FPFS

Federação Paranaense de Futsal firma parceria com a UTFPR

Elto Legnani, professor da UFPR e agora diretor de Departamento de Tecnologia, Ciência e Inovação da Federação, com o presidente da entidade, Anderson Andrade. FOTO: Reprodução.

A Federação Paranaense de Futsal (FPFS) firmou uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para levar conhecimento técnico, soluções práticas e tecnologias aos clubes.

O professor Elto Legnani, da Universidade, lidera o projeto e assume como diretor do Departamento de Tecnologia, Ciência e Inovação da FPFS.

A primeira grande ação será o Ciclo de Palestras FPFS + UTFPR: Líderes da Revolução Tech no Futsal, no dia 3 de junho, de forma híbrida, com transmissão online gratuita e certificação digital. O evento acontecerá na UTFPR, em Curitiba, e marcará o início de um movimento com foco na aproximação entre quadra, ciência e gestão esportiva.

- Publicidade -

“Trabalho com pesquisa em futsal e futebol há muitos anos. Nada complexo, tudo simples, aplicado à realidade dos clubes. O convite para integrar a Federação veio do presidente Anderson Andrade, com quem já trabalhei como preparador físico no Foz. A proposta foi criar um departamento que pensasse o futsal de forma mais científica e tecnológica. E aceitamos o desafio”, afirma Elto.

Com graduação, mestrado e doutorado em Educação Física e experiência como professor universitário e pesquisador, Elto tem investido em projetos voltados à fisiologia do esporte, desempenho técnico e tático, controle de cargas e recuperação de atletas.

Agora, o desafio é levar esse conhecimento para dentro dos clubes. “Já temos contato com algumas empresas de tecnologia, que oferecem monitoramento de indicadores de desempenho e já atuam no futsal. A ideia é apresentar essas soluções, ouvir a comunidade e construir juntos uma rede de colaboração. Queremos gerar sinergia entre quem produz, quem aplica e quem precisa dessas ferramentas”, diz.

Além da pesquisa, o projeto também prevê ações de capacitação. “Vamos fazer um diagnóstico do futsal paranaense, tanto dentro da quadra quanto na parte administrativa, e a partir disso desenhar um planejamento de médio e longo prazo. Estamos começando, mas sabemos por onde queremos ir.”

Outro ponto destacado por Elto é a necessidade de reduzir a distância entre o que se pratica na quadra e o que acontece na gestão. “Vejo uma lacuna do ponto de vista da administração — organização, planejamento — principalmente em clubes do interior, onde muitas vezes temos dirigentes abnegados, mas sem tanta relação com o esporte. A ideia é trazer especialistas em gestão de projetos, marketing esportivo, mostrar cases que deram certo, oferecer uma visão mais profissional, de produto de qualidade, inclusive na captação de recursos.”

Por enquanto, além da série de palestras, não há um projeto de tecnologia em desenvolvimento, mas Elto cita exemplos da iniciativa privada que podem ser aproveitados, como sistemas de monitoramento dos indicadores dos atletas.

As palestras do dia 3 de junho serão gratuitas e destinadas para dirigentes e integrantes de comissões técnicas. Tecnologias que forem desenvolvidas devem ter um custo reduzido para as equipes, por terem o aporte da UTFPR. “Tudo que depender da universidade será gratuito — palestras, consultorias, capacitações. Claro que se uma ferramenta tecnológica for desenvolvida, pode haver algum custo, mas será algo acessível e de adesão voluntária.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques