16.5 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Projeto de cidadania para Evaristo Castanha é aprovado na Assembleia

Evaristo Castanha. Foto: Assessoria.

Assessoria – A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei da deputada Luciana Rafagnin (PT)que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao professor Evaristo Castanha, figura admirada pela comunidade de Francisco Beltrão e região.
Evaristo dedicou sua carreira profissional ao ensino nas escolas públicas e de trabalho no Núcleo Regional de Educação.

Formado em matemática, ciências, física, biologia, pedagogia e com uma pós-graduação em educação religiosa e escolar, Evaristo lecionou e influenciou gerações, se aposentando após 36 anos de trabalho.

“Além da sua contribuição à educação, professor Evaristo é conhecido pelos projetos de promoção da biodiversidade e a preservação da memória do município de Francisco Beltrão. Com uma postura ética e respeitada por todos que o conhecem”, destaca Luciana.

- Publicidade -

Em 2004, o professor lançou seu sexto livro, que é um resgate histórico do Bairro Alvorada, local em que reside desde sua mudança, em 1970, para Francisco Beltrão. Na obra são retratadas as histórias de 14 pioneiros, inclusive do primeiro morador do bairro.

Em 1999, Evaristo lançou o projeto Pau-brasil em comemoração aos 500 anos da colonização do Brasil, celebrando e promovendo a conscientização sobre a importância histórica e ecológica da árvore símbolo do país. Por meio do projeto, ele distribuiu centenas de mudas de pau-brasil nas escolas, o que gerou grande repercussão e valorização da iniciativa em nível nacional.

Evaristo foi convidado para dar uma palestra em Brasília, compartilhando seu conhecimento e incentivando a preservação ambiental.
Nascido em Santa Catarina em 1935, mudou-se para Renascença ainda pequeno, em 1947.

No dia 13 de junho de 1958 casou-se com a professora Terezinha Ferreira, com quem teve três filhos: Margarete, Marli e Nelson. Em maio de 2008 recebeu o título de vulto emérito do município de Francisco Beltrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques