15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

A maioria dos torcedores não lembra, mas isso aconteceu e saiu na capa do Jornal de Beltrão.

A fatídica fusão entre Beltrão Futsal e Marreco

Arquivo Jornal de Beltrão
Névio Ghisi, presidente do Beltrão Futsal, Neocir “Cipó” Nezze, presidente do Marreco, confirmaram em 2009 a fusão entre os dois clubes.

Em novembro de 2022, o Marreco Futsal vai completar 15 anos de história. A data de 15 de novembro de 2007 é considerada a de nascimento do clube, que hoje disputa a Liga Nacional, mas, indo aos documentos, não é bem assim. É complicado de assimilar essa história, muitos nem lembram disso, mas é verdade.

Entenda o caso

O Beltrão Futsal, fundado em dezembro de 2005, disputou a Série Prata em 2006 e a Série Ouro do Paranaense em 2007, 2008 e 2009. Em 2007, houve uma separação da diretoria do clube. O Beltrão Futsal ficou jogando no Ginásio Arrudão e o Marreco nasceu no Ginásio Sarará, representando a comunidade da Cidade Norte, um conjunto de bairros de Francisco Beltrão com mais de 20 mil habitantes.

O Marreco foi campeão da Série Prata em 2008 (venceu na final o Paraná Clube), mas não disputou a Ouro em 2009. Inclusive, jogou novamente a Série Prata em 2009, sendo vice-campeão, perdendo para o Palotina na final. Como assim?

Explico: é que, em 20 de janeiro de 2009, aconteceu, no gabinete do então prefeito e hoje deputado estadual Wilmar Reichembach, a fatídica fusão entre Beltrão Futsal e Marreco. Fiz fotos dessa reunião, saiu na capa do Jornal de Beltrão o registro do então presidente do Beltrão Futsal, Névio Ghisi, com o então presidente do Marreco Futsal, Neocir “Cipó” Nezze, que faleceu em 2020.

- Publicidade -

Até então tudo certo, a cidade estava unida em prol do futsal. Mas, na prática, não foi bem assim. Houve protestos de torcedores na Cidade Norte, com cartazes colados no Ginásio Sarará, lamentando o “falecimento” do Marreco Futsal.

Quando foi criado o “novo Marreco Futsal”?

Tá, mas se o Marreco morreu em 20 de janeiro de 2009, que time é esse que disputa a Liga Nacional? Resposta: é o mesmo Marreco, mas com um CNPJ diferente, criado em 23 de março de 2009. Na Série Prata de 2008, o Marreco utilizou o CNPJ do Pinheiros Beltronense, o time de futebol amador do Careca e do Antoninho Bugansa. Por isso que o clube utiliza as cores preto e verde, que são as cores do Pinheiros. O Beltrão Futsal tinha as cores do município, azul e amarelo (viu só, Izaías de Oliveira?). A Torcida Organizada Fúria Beltronense utiliza as cores azul e amarelo por causa disso, porque era a torcida do Beltrão Futsal e que depois migrou para o Marreco. Muitos torcedores da organizada nem sabem disso, nem sabem também que o primeiro tecido TNT fui eu que patrocinei, quando todos ainda eram menores de idade e precisavam da autorização dos pais para ir aos jogos.

Márcio Krasuski foi o primeiro presidente desse “novo Marreco”, que começou a jogar a Série Prata de 2009 no Ginásio Mário Nardi, em Renascença, porque o Ginásio Sarará sofreu danos com um vendaval e precisou passar por uma reforma.

Quando o Marreco foi pro Arrudão?

Em 2010, com a fusão entre Beltrão Futsal e Foz Futsal (isso eu conto em outro texto), o único representante de Francisco Beltrão na Série Ouro era o Marreco Futsal, que decidiu se mudar para o Ginásio Arrudão. A partir daí, todos conhecem a história.

Mas quem sempre participou da história do Marreco Futsal e é o grande responsável pela existência do clube é Adenilson Arandt, o Misso, dono da lanchonete onde foi criado o clube (eu também vou escrever sobre esse estabelecimento em outro texto). Misso é um batalhador do esporte beltronense, foi diretor também do Beltrão Futsal, foi líder de torcida organizada do Clube Esportivo União (CEU) na década de 1980, a Falange Azul. Bom, pra resumir a história, Misso assistiu aos jogos de inauguração do Ginásio Arrudão, no começo da década de 1980, entre Corinthians, Portuguesa e times locais da Marel e Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazenagem de Francisco Beltrão). Será que ele gosta de esporte?

Avante, Misso, não desista do Marreco Futsal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques