Em algumas, há um clima acolhedor, margeadas por árvores frondosas; outras se enchem de sol desde as primeiras horas da manhã. Faz bem caminhar calmamente.
É tão bom andar pelas ruas de minha cidade. Não importa a hora nem o dia, faz bem caminhar pelos diferentes ambientes, praças e logradouros. Faz bem respirar calmamente, seguir sem pressa por locais desconhecidos e sentir a paz de nossas ruas.
Há locais tão calmos que dá vontade de parar ali e ver o tempo passar. Em alguns, é possível ouvir o canto dos pássaros nas manhãs, são tantas árvores que temos a sensação de estar num túnel verde. Em outras, a correria e o burburinho são constantes, uma azáfama que nos contagia e que mostra movimento e pressa. Umas são tão despojadas. Outras vibrantes e coloridas. Umas alegres, repletas de construções novas; outras com jeito antigo, palco de velhas histórias.
Ao caminhar pelos pontos mais altos, se descortina uma visão ampla, casas e prédios subindo os morros. Cada rua tem a sua própria personalidade, algumas são mais aristocráticas, outras tão humildes. Em algumas, há um clima acolhedor, margeadas por árvores frondosas; outras se enchem de sol desde as primeiras horas da manhã.
Faz bem caminhar calmamente, cumprimentar as pessoas, comentar banalidades. É um exercício gostoso explorar as ruas e as diferentes regiões da cidade. E me surpreendo com bairros novos, que até ontem não existiam e hoje despontam em uma nova paisagem. E eles estão por todos os lados, tornam-se marca de uma cidade que não para de crescer, como se desafiasse limites para o seu desenvolvimento. O traçado do passado expandiu-se, ganhou novos contornos, avançou e continua avançando, num movimento que não é lento, nem desordenado.
Melhor seria se as ruas de minha cidade oferecessem boas condições para o pedestre caminhar em segurança. Seria tão melhor se as calçadas nas margens das ruas fossem bem conservadas. Em algumas há desníveis, degraus, em muitas sequer há passeio para que se possa caminhar sem riscos. Nisso todas poderiam ser melhores. Mas, ainda assim, gosto de andar por esta cidade.