Alguns países de colonização espanhola, principalmente, mantém o hábito da siesta, aquela cochilada depois do almoço. Na Argentina, por exemplo, é comum, principalmente em cidades menores, o comércio fecha as portas e só reabre no meio da tarde. Até mesmo na Espanha, onde surgiu devido ao forte calor, o hábito se mantém vivo.
Nas fazendas gaúchas, era comum tirar um tempo após o almoço para uma “sestiada”, hábito que muitos trouxeram para a nossa região. Estudos recentes confirmam que esse costume é saudável e tem efeitos benéficos sobre a saúde. Alguns minutos de sono à tarde, fazem bem à memória e bem-estar.
Há quem diga que o soninho após o almoço contribui para viver mais. Um exemplo clássico é Winston Churchill, histórico dirigente britânico, que mesmo durante a guerra não abria mão de uma hora de sono no meio da tarde e viveu até os 90 anos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também é adepto da sesta e já é nonagenário.
Um trabalho publicado na revista científica americana General Psychiatry afirma que deitar um pouquinho, – bastam alguns minutos -, durante o dia, melhora a memória, percepção e raciocínio. Os pesquisadores fizeram o acompanhamento de padrões de sono de 2.214 pessoas saudáveis com 60 anos ou mais. A maioria, 1.534 delas, tinham o hábito da soneca vespertina. Todas foram submetidas a testes para rastreamento de demência e funções cerebrais. Os que faziam o cochilo diário, obtiveram os melhores resultados em comparação com os que não tinham o costume. Há um estudo da Nasa que mostra que os benefícios do sono temporário durante o dia podem se estender aos jovens. O levantamento indica que o repouso de aproximadamente 20 minutos após o almoço resulta na melhor capacidade de raciocínio e memória superior, além de habilidade para tomar decisões.
Outra vantagem do repouso temporário é que reduz os riscos de Alzheimer, derrame e infarto. Os estudiosos alertam que para fazer bem, o cochilo tem que ser breve, no máximo 30 minutos. Se for longo demais, pode atrapalhar o sono noturno. A soneca é um hábito antigo; os romanos já tinham o costume de repousar no meio do dia.
Hoje, algumas grandes corporações, como Uber, Google, Facebook, Mercedes e Nike estimulam a soneca e oferecem um local adequado na empresa, por entender os seus benefícios. O descanso após o almoço é bastante cultuado em nosso meio. Até mesmo nas construções, é normal ver os trabalhadores fazer um rápido cochilo após o almoço. É aquele momento sagrado de recarregar as baterias para voltar ao batente com mais disposição.