5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

O antes e o depois

Você já deve ter visto a foto de algum famoso antes do sucesso. Ou, em outras palavras, como ele era nos tempos em que era pobre e não tinha condições de cuidar da aparência. Uma imagem que circula por aí é do craque Cristiano Ronaldo adolescente, com dentes tortos e os cabelos mal cortados. Com algumas atrizes famosas, dá-se o mesmo; pareciam outra pessoa quando não tinham tantos cuidados com o visual.

Com o dinheiro e a notoriedade, vem as intervenções estéticas, que hoje, literalmente, são capazes de mudar completamente o rosto de alguém. As mudanças podem ir muito além do rosto. É possível modificar o corpo com o pilates e muitas horas de academia. Sem contar as cirurgias de preenchimento ou de retirada de excessos.

- Publicidade -

Nos homens, a maior obsessão é o cabelo. A TV e as revistas anunciam técnicas revolucionárias para restituir uma cabeleira exuberante. Frequentemente vemos informações deste ou daquele político que passou pelo procedimento. Nosso parlamento é um desfile de cabeleiras tingidas e artificiais.

O fato é que as mulheres e até homens, já não se contentam em combater as olheiras, rugas e manchas que aparecem com o passar dos anos. Vão bem mais além. Em alguns, a obsessão é modificar o nariz, que se tornou bastante comum. Há aquelas que mexem na ossatura do rosto, aumentam o queixo, remodelam a mandíbula, mudam a bochecha, tornam o rosto mais triangular ou arredondado, dependendo do gosto.

Hoje, a moda é modificar os lábios e vamos combinar que muitas aberrações aparecem por aí, com formatos absurdos, lábios excessivamente carnudos, visivelmente fora da realidade. Algumas mulheres ficam com o bocão do Mick Jagger, outras parecem patos, ou peixes, sei lá, ficam bicudas e esquisitas. Mas devem gostar, porque é uma intervenção das mais procuradas.

Ah, e os aplicativos usados nas redes sociais ainda oferecem outras ferramentas, como os filtros e embelezadores. Não é anormal ficarmos em dúvida quando conhecemos pessoalmente alguém que só tínhamos visto em fotografias. A realidade costuma ser bem impiedosa.

O mercado da beleza movimenta muito dinheiro. E se faz as pessoas se sentirem mais felizes, após os procedimentos, está tudo bem. Mas deveria haver uma plaquinha de alerta, avisando que mudanças demais tornam-se exageradas e exóticas e em nada servem para embelezar alguém que, naturalmente, era uma pessoa bonita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques