Recentemente foi criado um novo binário, o que agiliza o fluxo. Outras providências estão em estudo, mas é inevitável que, no futuro, sejam adotadas medidas que restrinjam a circulação de veículos na área central.
De onde estou, no litoral catarinense, observo o movimento contínuo na BR-101. Em alguns momentos, quando o trânsito flui normalmente, o que impressiona é a velocidade com que veículos e caminhões passam. Gigantescas carretas e treminhões, em desabalada velocidade, algo assustador, vendo assim de longe, tem-se a impressão de que tão rápidos e tão grandes, tais monstros são incontroláveis. Os veículos, por sua vez, passam tão rápido que alguns mal são identificáveis.
O que se vê é apenas um risco, eles mal aparecem e somem no instante seguinte. Fiquei curioso para saber quantos carros passam por dia nessa rodovia. Pelo que apurei, em horários de pico, são mais de 70 mil veículos por dia, mas em temporadas de movimento mais intenso, como carnaval e final de ano, passa fácil dos 100 mil. É uma interminável fila de carros, ônibus e caminhões de todos os tamanhos. Ocorre com frequência, o trânsito fica travado, lento. Na entrada de cidades, próximo a pedágio e radares, é inevitável o adensamento dos carros. Até que é pequeno o número de acidentes na comparação com a quantidade de veículos que passam.
O Jornal de Beltrão publicou há algum tempo que Francisco Beltrão conta com mais de 70 mil veículos, um acréscimo de quase dez mil nos últimos quatro anos. É uma estatística que não para de crescer. O Debetran, órgão responsável por cuidar do trânsito no município, vem monitorando esse avanço e procura adotar medidas para disciplinar a movimentação em nossas ruas. Recentemente foi criado um novo binário, o que agiliza o fluxo. Outras providências estão em estudo, mas é inevitável que, no futuro, sejam adotadas medidas que restrinjam a circulação de veículos na área central.
Não há como conciliar esse crescimento que só aumenta o número de veículos com espaços limitados. Basta ver que nos sábados pela manhã, e mesmo em alguns horários do dia, as ruas centrais ficam tomadas por veículos, o trânsito trava, é inútil tentar encontrar um local para estacionar. Essa situação não beneficia ninguém. Há resistências por parte de alguns empresários – algumas bem radicais, até – a toda e qualquer iniciativa que venha a reduzir a circulação de veículos em ruas mais centrais.
Mas essa é uma tendência em grandes cidades. Hoje um diferencial muito maior do que ter carros passando em frente ao estabelecimento é oferecer local para estacionamento aos clientes. Muitas pessoas hoje optam por fazer suas compras onde encontram estacionamento da empresa ou próximo. Enfim, esse é um problema que só tende a se agravar nos próximos anos.