8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Oportunidades e desencontros

Os sinais estão ali, diante de nossos olhos, mas não sabemos interpretá-los. Enquanto isso, criamos expectativas exageradas.

Muitas vezes estamos tão ocupados que as oportunidades passam à nossa frente e não conseguimos enxergá-las. Isso vale para quase tudo. Os sinais estão ali, diante de nossos olhos, mas não sabemos interpretá-los. Enquanto isso, criamos expectativas exageradas e acabamos por nos decepcionar quando elas não são correspondidas. Li, há poucos dias, uma entrevista com a psicanalista Maria Lucia Homem, autora de vários livros sobre relacionamento.

E ela abordava essa dificuldade que temos na convivência diária, o que nem sempre resulta em harmonia e entendimento. No entender da autora, não existe parceiro que nos complete o tempo todo em tudo o que a gente quer. “O que não quer dizer que você não possa ter uma parceria incrível, com uma interlocução muito rica, uma pessoa que te dá vontade de ficar perto, grudada nela, ao mesmo tempo que você vive sua vida, faz tuas perguntas, faz tuas descobertas, faz a tua história”.

- Publicidade -

A psicanalista alerta que a vida é uma viagem e tem que ser pessoal, individual, uma experiência solitária. Ela quer nos alertar de que não podemos jogar nas costas de outra pessoa a responsabilidade pela nossa realização, o que é um erro muito comum. Qualquer pequena decepção em relação a quem amamos, nos joga para baixo, ficamos insatisfeitos e mudamos nossa forma de agir com esta pessoa. Maria Homem enfatiza que as pessoas mostram dificuldades para ouvir o outro e aceitar seus pontos de vista. E dá uma dica: “deixe o outro falar, escute o outro. Somos dois seres, dois sujeitos”. Taí um desafio. É um aprendizado que precisamos fazer com humildade e respeito. Muita humildade, principalmente.

Uma incógnita

Há uma curiosidade muito grande em torno da votação para deputado, tanto estadual como federal, no município. Pelo que se observa, com base nos adesivos nos veículos, o quadro é bastante indefinido. Candidatos de outras regiões estão investindo forte na campanha por aqui. Vai ter muito voto extraviado, prejudicando os concorrentes locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques