O café tem um significado especial para mim. Algumas das melhores memórias estão ligadas a momentos temperados pelo seu aroma inconfundível. É algo que vem da infância, tem um gosto de casa. No fundo das minhas lembranças vem a imagem da casa paterna, meus pais conversando na cozinha e o cheiro incomparável do café da minha mãe tomando conta da casa.
Nas frias manhãs de inverno era delicioso acordar assim, sentindo o cheiro de café. Talvez seja por isso que prefiro o café passado, tenho uma certa aversão às versões mais modernas e ao uso de máquinas para prepará-lo. Café é tudo de bom. Ao pesquisar sobre costumes de outros países, uma de minhas curiosidades é saber se eles consomem a nossa bebida preferida. Acho que eu não viveria num país que não tem o hábito de consumir café. Na casa de meus pais, o café estava presente o dia todo.
Em cima do fogão a lenha ficava um bule e ali minha mãe sempre deixava o café pronto. Algo que também marcou a minha infância foi o café da tarde. A gente estava brincando e a mãe nos chamava à mesa para o café com mistura. Era bom demais, algo que até hoje sinto falta. Saí de casa muito cedo, mal completados 11 anos, só retornava nas férias. E sentia muita falta daquele aroma que marcava o início de todas as manhãs. A vida tomou novos rumos, a casa paterna se transformou num local de visitas.
Não era só comigo, mas lá em casa as visitas em dado momento eram convidadas para o café. Minha preferência é pelo café forte, com um pinguinho de leite. O consumo diversificou-se e vejo hoje tantas opções diferentes, gelado, com canela, chocolate, sorvete, creme ou outras misturas. Pois eu prefiro do jeito mais simples, somente a bebida sem qualquer outra infusão.
Com o passar do tempo, tive oportunidade de saborear a bebida tantas vezes preparada com carinho por outras pessoas. E hoje fica a saudade de todos os momentos, de todos os cafés. E cada vez me convenço que, para ser bom, ele precisa simplesmente ser quente na medida certa e com aquele sabor intenso. Se um dia me for proibido de consumir café, a vida perderá graça e prazer. Uma vida sem café nunca será completa!