17.3 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Há 20 anos, a despedida para Jorge Backes

Geral

 

 

Jorge Backes – 20-11-1916 a 15-5-2000

Assoprador tira folhas e pedrinhas dos trilhos para caminhadas.

- Publicidade -

Parque Jorge Backes, um dos mais bonitos e frequentados da cidade. Neblima somente nas primeiras horas da manhã. A foto é das oito horas deste sábado.

 

Pioneiro de Francisco Beltrão, deixou seu nome em um dos parques ambientais mais bonitos da cidade, em seu bairro, o Alvorada

Dia 16 de maio de 2000, exatos 20 anos hoje, era sepultado o corpo de Jorge Backes, um dos pioneiros mais marcantes do Bairro Alvorada. Seu nome ficou no Parque Ambiental Jorge Backes, próximo à casa onde ele residia, na Rua Florianópolis. É um dos parques mais belos da cidade, bem cuidado e muito frequentado.

Nesta manhã de sábado, oito da manhã, ainda com nebulosidade, tinha gente fazendo caminhada. E um funcionário de empresa terceirizada da Prefeitura limpava os caminhos de asfalto, com um assoprador que tira folhas, pedrinhas e outros objetos.

 

Quem foi Jorge Backes

Catarinense de São Joaquim, estabeleceu-se na Vila Marrecas, futura Francisco Beltrão, no final da década de 1940. Faleceu aos 83 anos. Segundo o Jornal de Beltrão do dia 17 de maio de 2000, “ele tinha problemas nos pulmões e no coração” (hoje, estaria nos grupos de risco do coronavírus). Ainda segundo o JdeB, a missa de corpo presente foi concelebrada no Centro Comunitário do Bairro Alvorada pelos padres Celestino Munaro e Geraldo Macagnan. Durante a missa, o professor Evaristo Castanha, amigo (e vizinho) da família, leu o histórico de Jorge Backes:

“Nasceu dia 20 de novembro de 1916 em São Joaquim (SC). Dia 18 de fevereiro de 1939, em Bom Retiro (SC), casou-se com Virgulina Backes, a mãe de seus 13 filhos: Dorival, Gentil, Gessi, Antonio, Terezinha, Oscar, Luiz, Derci, Lourdes, Marlene, Marli, Laureci e Lúcia (todos casados).

Deste casal, que viveu 61 anos de matrimônio, já atingiu (até 17-5-2000) 33 netos, 27 netos e um tataraneto.

Em novembro de 1947, Jorge Backes e sua família mudaram-se para o Paraná. Vieram residir em Francisco Beltrão, onde hoje é o Bairro Alvorada. Jorge Backes ajudou a construir a primeira igreja de Francisco Beltrão (aquela de madeira, tempo do Frei Deodato), a Nossa Senhora da Glória. Também participou da construção da primeira igreja e a primeira escola do Alvorada.

Como vimos, a vida de Jorge Backes é uma página repleta de trabalho e dedicação à família e à comunidade. Vida cheia de bons exemplos e virtudes. Homem honesto, trabalhando sempre pronto para ajudar as pessoas ou famílias em dificuldade.”

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques