5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

30 NO TEATRO

Peças teatrais voltam a ter apresentações mensais

A comédia “Como se livrar de um corpo” será apresentada pelo Grupo Artífice neste domingo, 30 de março, em Pato Branco.
Foto: Arquivo Grupo Artífice.

Por Luana Borba – Nesta semana teve início um dos maiores festivais de teatro do país, o Festival de Curitiba. O tradicional evento cultural paranaense, que chega à sua 33ª edição, terá 350 atrações artísticas com apresentações em mais de 70 espaços de Curitiba e região metropolitana.

Em Pato Branco, embora ainda não receba o destaque merecido, o setor das artes cênicas também é bastante movimentado.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura de Pato Branco, Maurício Maculan, o município possui grupos de teatro de renome como Danko, Encena e Artífice, além de cursos e oficinas realizados pelo Sesi, Sesc e na rede estadual e particular de educação.
Para o diretor, o Festival de Curitiba deve servir de modelo para uma iniciativa regional que valorize os grupos de teatro do Sudoeste. “O Festival de Curitiba serve como modelo de mostra que sonhamos implementar aqui na nossa região. Estamos conversando com o Núcleo Regional de Cultura, que fica em Beltrão, para nos organizar e fazer um festival que tenha esse impacto cultural no Sudoeste”, conta.

Registrados

- Publicidade -

Maculan, que também dirige o Grupo de Teatro Artífice da UTFPR, ressalta que Pato Branco forma atores profissionais registrados pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated). “O Artífice tem 35 integrantes, cinco já tem o registro de profissional de artes cênicas do Sated”, explica.

30 no Teatro

Entusiasta das artes cênicas, Maculan comemora a retomada do projeto municipal “30 no Teatro”, através do qual são realizadas apresentações teatrais no dia 30 de cada mês com entrada franca para o público.
Neste domingo, dia 30 de março, será apresentada a comédia “Como se livrar de um corpo”, no auditório do Departamento de Cultura às 19h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques