22 C
Francisco Beltrão
domingo, 11 de maio de 2025

Edição 8.201

10/05/2025

Curso de Informática da UTFPR será transformado em Sistemas de Informação

Campus tem até esta semana para conseguir incluir o curso de Agronomia no Sisu do primeiro semestre de 2022.

Hernan Vielmo: luta grande para abrir novos cursos.

O curso de licenciatura em Informática da UTFPR, campus de Francisco Beltrão, será transformado em bacharelado em Sistemas de Informação. O diretor da unidade, professor Hernan Vielmo, disse que o processo está sendo elaborado e a perspectiva é que a nova graduação seja ofertada a partir de 2022. A UTFPR de Beltrão também está na expectativa de poder ofertar as vagas do novo curso de Agronomia ainda no primeiro semestre de 2022.

A implantação do curso de Sistemas de Informação atende uma demanda regional, já que Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco possuem várias empresas de inovação e tecnologia e necessitam de profissionais qualificado para suas atividades. “Então, a transformação do curso de licenciatura para bacharelado em Sistemas de Informação acabou sendo quase que uma imposição, em virtude de algumas demandas do MEC é de aumento de carga horária na área de formação de professores. Em virtude disso o grupo [de professores] estudou a situação e chegou à conclusão que seria melhor a transformação para bacharelado.”

Será desativado o curso de licenciatura e aberto o bacharelado em Sistemas de Informação. “Eu acho que é um curso que também tem tudo a ver com o que se faz na região, que é muito forte em TI, e a UTFPR tem que estar inserida nesse contexto. A gente vem com esse curso reforçar cada vez mais a nossa participação na área de TI aqui na região.”

- Publicidade -

O processo de transformação de um curso para outro já deve dar entrada nos conselhos internos da UTFPR, em Curitiba. “Isso na realidade e estamos tramitando internamente. Ao mesmo tempo, terá o encerramento da licenciatura e a abertura do bacharelado. Se tudo der certo o início das atividades do bacharelado vai ser em 2022, no segundo semestre. Nesse primeiro semestre a gente não abriria a licenciatura e aguardaríamos então a abertura do bacharelado a partir do segundo semestre de 2022. Esse é o desafio.”
Serão ofertadas 44 vagas, com aulas à noite e quatro anos de duração da graduação.

Curso de Agronomia
Há outro processo em tramitação nas instâncias superiores da Universidade Tecnológica para a criação de mais um curso de engenharia. Hernan explicou como está o processo. “Agronomia nós tamos num trabalho bem forte, inclusive com o auxílio de alguns deputados. Nós estamos com o prazo até o dia 3 de dezembro, quando fecha a janela de inclusão de cursos no Sisu de 2022. Tem alguns entraves internos que a gente espera resolver junto ao ME. Alguns entraves que surgiram, não agora, eram de um tempo atrás e que foi se protelando e agora quando nós fomos cadastrar o nosso curso de Agronomia, novamente esse entrave se apresentou.”

O diretor disse que a universidade está em contato com a Seris, no governo federal, para conseguir inserir o novo curso de Agronomia “que pra nós, lógico, é uma grande satisfação porque é o nosso intuito. Foi um objetivo e um compromisso que nós assumimos junto à comunidade de iniciarmos esse curso de preferência no início desse ano que vem. Então, a luta tá grande. Espero que a gente consiga quebrar esses entrados burocráticos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques