19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Deodato Bernhart, o frei missionário (Flávio Pedron) – Meninos, eu li

Certa vez, entre o fim da década de 1940 e início da de 1950, Frei Deodato foi até a comunidade de Jacutinga, interior de Francisco, ministrar um casamento. Antes da cerimônia, o pároco se surpreendeu com a resposta do noivo, perguntado se queria se confessar: não, porque, afinal de contas, não tinha pecados. A reação imediata de Deodato foi ordenar aos demais: “se ajoelhem, porque aqui tem um santo”. Algumas pessoas, não entendendo a ironia do frei, se ajoelharam, de fato. 

Esta é uma das histórias que marcaram a passagem do alemão Anton Bernhart, que chegou ao Sudoeste do Paraná nos anos 1940, primeiro em Pato Branco e, depois, em Francisco Beltrão, quando ambas as regiões ainda eram vilas de Clevelândia. Em 1997, o jornalista Flávio Pedron iniciou um projeto de pesquisa para produção de uma biografia sobre Frei Deodato, morto em 1964, na Alemanha, aos 68 anos. 

Na época, Flávio se dedicava, além do Jornal de Beltrão, à assessoria da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão. Feitas entrevistas, o livro ficou “engavetado” por 24 anos. Em meados de 2021, a obra foi retomada, até ser enfim lançada em 2023. 

- Publicidade -

De maneira leve, descontraída, intercalando texto com fotos, Flávio descreve a trajetória de Frei Deodato, comprovando a importância do personagem nos primórdios de Francisco Beltrão. O autor também registra a atuação por Porto União (SC), cidade que o sacerdote passou após deixar o Sudoeste. 

Por conta da precariedade tecnológica e da escassez de documentos da época, Flávio Pedron constrói a narrativa baseada, principalmente, em relatos de pessoas que conviveram com o personagem. Desta forma, Frei Deodato é descrito como um líder enérgico, de trato difícil e, ao mesmo tempo, bondoso e divertido. Sempre acompanhado de um cavalo nas suas andanças, o Frei ficou marcado, principalmente , por ser o responsável pela construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória e de dezenas de igrejas do interior beltronense e de outros municípios – como Enéas Marques e Renascença. 

Referências

  • Título: Deodato Bernhart – O frei missionário;
  • Gênero: Biografia;
  • Autor: Flávio Pedron;
  • Número de páginas: 140;
  • Editora: Jornal de Beltrão;
  • Ano de lançamento: 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques