São promovidos cursos de horta doméstica e jardinagem básica.

Da assessoria – O Setor de Assistência Social da Prefeitura de Marmeleiro, através do Cras, desenvolve oficinas itinerantes de jardinagem básica e de horta doméstica, desenvolvidos pela engenheira agrônoma Jhuly Caroline Biava, junto aos usuários de políticas públicas de Assistência Social – Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, que recebem orientações de manejo e condução de espécies para jardinagem e horta: preparo de solo, tratos culturais, adubação orgânica, técnicas de plantios, controle de ervas daninhas, e demais informações necessárias para a conservação do local cultivado.
As oficinas foram realizadas pela engenheira agrônoma Jhuly Caroline Biava e acompanhadas pela secretária de Assistência Social, Marizete K. Olinquevez, e a técnica-assistente social Anne e por diversas vezes tiveram a participação da primeira-dama, Rita Pilati.
Entre muitas atividades desenvolvidas, tiveram destaque a oficina de Kokedama, os jardins individuais, a horta comunitária do Distrito de Alto São Matheus e principalmente as oficinas de compostagem desenvolvidas em conjunto com o Cras e o Rotary Club de Marmeleiro. Além de participar da oficina, cada participante recebeu uma composteira doméstica gentilmente confeccionadas e doadas pelo Rotary Club de Marmeleiro. Dessa forma, as famílias agora podem produzir seu próprio adubo orgânico, diminuindo assim o volume de lixo que seria destinado para a coleta feita pelo município.
A partir do tratamento de resíduos realizados na composteira doméstica em baldes, o material orgânico começa a se decompor e então é possível gerar duas formas de adubo: o biofertilizante líquido (chorume) e o substrato ou terra vegetal (que é o resíduo sólido). A composteira em baldes é muito interessante, pois permite separar os resíduos sólidos e líquidos, tornando possível o aproveitamento das duas formas de adubo (o substrato e o biofertilizante), sendo que ambas formas são altamente eficientes e com elevado teor de nutrientes para nutrir as plantas.
A engenheira agrônoma Jhuly Caroline Biava, lembra que a composteira doméstica “é uma prática sustentável que visa reduzir o volume de lixo orgânico e gerar adubo de ótima qualidade, contribuindo com a preservação do meio ambiente e na construção de um mundo melhor”.