6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Depois de evento do Calçadão, aumenta procura de exames

Equipe aguarda aumento na procura por exames, com as campanhas desenvolvidas.

JdeB – A enfermeira chefe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem Anônima) de Francisco Beltrão, Lia Henke, esteve no Calçadão, sábado passado, no evento coordenado pelo Sitrofab, quando foram feitos exames a quem quisesse se submeter. E foi um bom evento, que juntou as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Lia comenta que essas atividades junto à população são positivas porque mesmo quem não faz o exame na hora, depois se motiva a fazer. 

- Publicidade -

“Sempre que tem essas atividades, a procura aumenta nas semana seguintes. É o que deve acontecer agora novamente.”

Lia observa que os anos de pandemia, de 2020 e 2021, prejudicaram o trabalho de coleta, porque as pessoas deixaram de comparecer. Assim, por exemplo, o quadro de diagnóstico de doenças diminuiu  nesses dois  anos pandêmicos, mas agora estão sendo retomados, e aparecem com índices maiores — HIV, hepatite, tuberculose, etc.

A enfermeira Lia Henke calcula uma queda de 40% de diagnóstico nesses dois anos atípicos. E ela comemora essa retomada de exames agora em 2022, reforçando que quando a doença é percebida no início, o trabalho de cura é facilitado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques