Intermediação foi do deputado Reichembach.

Da assessoria e JdeB – Um projeto do governo do Estado em favor da educação dos paranaenses, Escola Bonita, está destinando R$ 100 milhões em investimentos para a revitalização das escolas da rede estadual de ensino.
O presidente da Câmara de Vereadores de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar (Podemos), esteve na comunidade de Barra do Lontra, na Escola Estadual do Campo de Barra do Lontra, conversando com os pais, funcionários e com o diretor Arlei Bertuol, sobre um recurso da Fundepar de R$ 50 mil, que foi investido em melhorias na escola. Ele estava acompanhado do deputado Wilmar Reichembach (PSD), que intermediou a verba.
“O programa permite que cada diretor possa definir como utilizar os recursos de acordo com as necessidades prioritárias específicas das unidades escolares que gerenciam”, destacou Valdecir. Na escola de Barra do Lontra foram realizadas pinturas, reparos estruturais, cobertura, melhorias nos espaços comuns, iluminação, além de outros serviços que eram necessidade da escola.
Carbono neutro é destaque na fala de Reichembach
O deputado estadual Reichembach, utilizou o espaço da sessão plenária da Assembleia para falar sobre o mercado de carbono no Brasil e sugerir um programa de orientação sobre o tema aos paranaenses. O deputado lembrou da visita que fez recentemente numa queijaria no interior de Francisco Beltrão, a Vidalat, dos produtores Roseli e Marildo Capra, que tem o selo do primeiro queijo livre de carbono do Paraná.
A propriedade dos Capra participou de um projeto piloto e passou por um check-list de mais de 30 itens para verificar a sustentabilidade da propriedade. A pegada de carbono é calculada a partir de dados como a quantidade de energia consumida, queima de combustível, geração de resíduos, bem-estar animal, entre outras ações individuais que geram impactos globais. “Este selo é uma grande tendência internacional, porque agrega valor ao produto e gera interesse comercial. Além disso, o pensamento ambiental está renovado e muito mais forte do que na nossa geração. Precisamos estimular cada vez mais essa consciência!”, acredita Reichembach.
Programa inovador
O deputado vai oficializar junto ao Governo do Estado para que as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Planejamento e outras secretarias afins, criem um programa de orientação à população, sobretudo no meio rural, de como participar do mercado de créditos de carbono, para gerar renda e proteger o meio ambiente. No Brasil, há um decreto sobre o assunto desde maio de 2022.