19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

605 novos casos de dengue estão confirmados

Saúde

As pessoas devem continuar verificando vasos, calhas e outros locais que possam acumular água e servir de criadouros para as larvas e o mosquito.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem o informe semanal da dengue com o registro de 605 novos casos da doença. Os dados acumulados no período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, somam 4.532 casos e nove óbitos, além de 39.366 notificações.

Segundo o documento, 348 municípios do Paraná têm notificações da doença e 226 apresentam casos confirmados. São 9.771 casos que seguem em investigação. No boletim aparecem todos os municípios com casos notificados para investigação e se há casos confirmados. 

[relacionadas]

- Publicidade -

Situação no Sudoeste
Alguns municípios concentram o maior número de notificações: Chopinzinho tem 41 notificações e dois casos confirmados, Pato Branco 66 notificações e um caso confirmado, São João seis notificações e duas confirmações, Ampere  23 notificações e um caso oficializado, Barracão cinco notificações e um caso confirmado, Dois Vizinhos 36 notificações e duas confirmações, Francisco Beltrão 230 notificações e dois casos confirmados, Marmeleiro 44 e três confirmações, Pérola D’Oeste com 11 notificações e dez casos confirmados, Realeza com 27 notificações e dois casos, Salto do Lontra com 16 notificações e dois casos, Santo Antônio do Sudoeste com 32 notificações e quatro casos e Verê com seis notificações e um caso. 

“A dengue, a chikungunya e zika vírus são preocupações constantes da Sesa, com destaque para a orientação de que são doenças que podem ser prevenidas com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. Lembrando que 90% dos criadouros estão em ambientes domésticos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Neste período em que enfrentamos a fase mais crítica da pandemia da Covid-19, com crescente aumento de casos confirmados e internações, inclusive com elevação da média móvel de óbitos, recomendamos que a população paranaense aproveite o momento de permanecer em casa para realizar a constante verificação e remoção dos criadouros do mosquito em todas a área residencial. Sabemos que a dengue é grave e pode causar a morte”, disse Beto Preto.

Os sintomas
A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas (vermelhidão pelo corpo).Os sinais de alerta apontando a evolução para quadros mais graves associam dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.Na dengue grave podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques