Estimativa foi feita pela chefe da entidade, Nádia Zanella.

A chefe da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Zanella, disse ontem que a regional já vacinou cerca de 70% dos profissionais de saúde com as doses repassadas pelo Estado — que recebe do Ministério da Saúde. Os imunizantes são a CoronaVac, do Insituto Butantan, e Oxford/AstraZeneca.
“Nós não concluímos ainda o grupo dos trabalhadores dos serviços de saúde, vacinamos em torno de 70% dessa população, precisamos aguardar as novas remessas vindas do Ministério da Saúde para esse grupo prioritário”, comentou Nádia. Na noite de quinta-feira, 4, chegaram mais 2.110 doses da CoronaVac à 8ª RS, mas estas destinadas a atender idosos de 80 a 84 anos. “A quantitativa que nós recebemos cobre em torno de 46% da população de idosos de 80 a 84 anos aqui da nossa Regional de Saúde”, acrescentou.
Nádia disse ainda que as doses seriam distribuídas durante o dia de ontem aos 28 municípios que fazem parte da 8ª RS junto com outras vacinas de rotina.
Mais casos
Nicole Mino, enfermeira da Secretaria de Saúde de Nova Prata do Iguaçu, foi a responsável pela retirada das vacinas do município, ontem de manhã. Ela confirmou que as 70 doses se destinam a idosos de 80 a 84 anos e que esse grupo está tomando todos os cuidados de prevenção. Entre os profissionais de saúde, alguns trabalhadores de farmácias e outros estabelecimentos ainda aguardam para serem vacinados.
Nova Prata tem 465 casos confirmados, sete óbitos, 429 recuperados e 15 suspeitos, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado ontem. “A gente espera que esse quadro melhore, até porque sabemos que os hospitais e as UTIs aqui da região já estão todos lotados. Temos o comitê que se reúne com certa frequência e envolve setor da administração pública, da tributação, a nossa Vigilância em Saúde atuando junto à Vigilância Sanitária, então, estamos fazendo esse serviço de orientação para evitar aglomeração e investindo em segurança”, declarou Nicole.
[relacionadas]