Atividade física e alimentação equilibrada são fundamentais para qualidade de vida.

como arroz, batata e milho também se transformam em açúcar no organismo.
Crédito da foto: cuidadosmil.com
Um recente estudo estimou que 9,4% da população brasileira vive com diabetes. Seriam mais de 14,3 milhões de pessoas acometidas pela doença. A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em parceria com um laboratório farmacêutico, e mostrou que entre diabéticos e cuidadores 92% acreditam que atividade física e alimentação saudável são fundamentais para o controle da doença, mas 64% não praticam exercícios regularmente.
Na segunda-feira, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. O diabetes pode levar a consequências como perda de visão, perda da função dos nervos, dos rins, amputações nos pés, vasos sanguíneos do corpo inteiro e aumento de risco de infarto. O tratamento é baseado essencialmente em mudança de hábitos com alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares, medicamentos orais e insulina.
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes estão obesidade, idade avançada, hereditariedade, consumo de álcool, tabagismo, ter tido parto com criança de quatro quilos ou mais, diabetes na gravidez, pressão ou colesterol altos.
*Leia mais sobre este assunto na página de Saúde do Jornal de Beltrão desta sexta-feira, 11.