Médico diz que é assustador o aumento de casos de sífilis, gonorreia e aAids no Brasil.

Foto: Beto Rossatti
A Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o Sest/Senat, Sesc, curso de Enfermagem da Fadep, Secretaria da Saúde da Prefeitura de Pato Branco e a 7ª Regional da Saúde, realizou no km 522 da BR 158 a operação Saúde nas Estradas. Nesta atividade foram verificadas as condições de saúde dos motoristas profissionais que transitam pelas rodovias do Sudoeste do Paraná.
O médico Maurício Candia acompanhou o trabalho, demonstrando a preocupação das autoridades de saúde com o aumento do número de doenças venéreas na população. “O número de casos de sífilis, gonorreia e Aids está aumentando no Brasil, ao contrário da redução verificada em outros países. É assustador, principalmente porque o aumento está se dando na faixa etária entre 19 e 29 anos, a camada mais jovem da população”, comentou.
A principal causa do aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis, na visão do médico, é a prática do ato sexual sem uso de camisinha. Nesse dia 1º de dezembro, celebrou-se o Dia Mundial de Combate à Aids. Dr. Maurício afirmou que será preciso que a mídia coloque novamente na pauta diária o tema, para alertar novamente sobre os riscos desta DST. “As pessoas perderam o medo, e isso é muito perigoso”, disse o médico.