Saúde

Para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti , a 7ª Regional da Saúde de Pato Branco convocou autoridades municipais para uma reunião de urgência na próxima terça-feira, dia 21. O alerta intensificou as ações na cidade. A confirmação de três casos em Pato Branco e um caso em Bom Sucesso do Sul gerou uma preocupação maior de que a doença venha a se tornar epidêmica na microrregião, uma vez que o mosquito está presente em praticamente toda a cidade.
As chuvas seguidas de ondas de calor aumentam as condições favoráveis de desenvolvimento das larvas com criadouros do mosquito. “São três casos importados, a população ainda não teve infestação com mosquitos locais, mas temos que retomar ações imediatamente”, disse Anderson Nezello, chefe da 7ª Regional de Saúde, com sede em Pato Branco.
A população deve dedicar um tempo para vistoriar seus imóveis identificando pontos de acúmulo de água para evitar criadouros.
Nota oficial
Ontem, a secretária municipal de Saúde, Marcia Carvalho, emitiu uma nota confirmando os três casos em Pato Branco. Em um trecho do comunicado, Marcia afirma: “As equipes da Secretaria de Saúde vêm, ao longo do ano, fazendo um intenso trabalho de fiscalização, orientação e controle, mas é fundamental que a sociedade faça a sua parte neste processo, eliminando os criadouros do mosquito, conservando e mantendo limpos terrenos, piscinas, calhas, lajes, cisternas e pratos de vasos de flores, pneus velhos, caixas d’água abertas, entre outros, onde existe a possibilidade de a água ficar parada.”