Os treinamentos fazem parte do programa de gestão por competências da cooperativa.

Colaboradores da Unimed Francisco Beltrão participaram de mais uma rodada de capacitação com a psicóloga Ana Wilges, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, dessa vez, com o tema “Comunicação Assertiva”. Os treinamentos fazem parte do programa de gestão por competências da cooperativa e têm a parceria do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
Ana já havia trabalhado recentemente com o tema: Feedback e desenvolvimento de lideranças, e agora trouxe informações relevantes de como o mercado de trabalho está se reorganizando no pós-pandemia.
Uma pesquisa muito recente que a palestrante apresentou, com 800 trabalhadores de escritórios brasileiros, dos quais 78% estão trabalhando home office, demonstra que, mesmo a distância, as pessoas estão mais conectadas umas às outras, através das ferramentas tecnológicas.
Entre os entrevistados, 25% dizem que estão mais confortáveis usando tecnologia, 10% dizem que se aproximaram ainda mais dos colegas de trabalho e 9% que se aproximaram mais de seus chefes. “Pelo fato de que a gente precisou se afastar (em virtude das medidas de isolamento social) isso mostrou o quanto as conexões são importantes e o quanto a gente precisa estar próximo de quem a gente gosta no trabalho e na vida pessoal”, comenta Ana.
E tudo isto, de certa forma, cita ela, está relacionado a uma comunicação assertiva. Mais do que nunca foi exigido das pessoas, no mundo do trabalho, que expressem suas ideias e relatem fatos de forma fluente, clara e objetiva, verbal ou por escrito, com desenvoltura; gerem feedback: ouvindo as pessoas e garantindo entendimento do outro; utilizando de forma eficaz das ferramentas de comunicação da empresa.
Segundo a psicóloga, o segredo da comunicação verdadeira é a conexão com as pessoas. “Para conectar-se é preciso focar no outro, vai além das palavras, exige muita energia e é mais habilidade do que talento natural.”
Dicas para comunicação assertiva
1. Responsabilize-se pela sua comunicação.
2. Diga o óbvio sempre.
3. Faça adaptações em sua linguagem.
4. Seja mais assertivo, menos passivo e agressivo.
5. Ouça mais e fale menos.
6. Ao ouvir, preste atenção no que o outro fala.
7. Faça perguntas abertas para ampliar sua compreensão.
8. Parafraseie – recapitule os pontos principais.
9. Lembre-se sempre: o segredo é “conectar-se”:
a. Foque no outro e não em si mesmo.
b. Vá além das palavras.
c. Torne sua comunicação simples.