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Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Ana Wilges fala sobre comunicação assertiva para colaboradores da Unimed

Os treinamentos fazem parte do programa de gestão por competências da cooperativa.

Equipe de colaboradores da Unimed Francisco Beltrão.

Colaboradores da Unimed Francisco Beltrão participaram de mais uma rodada de capacitação com a psicóloga Ana Wilges, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, dessa vez, com o tema “Comunicação Assertiva”. Os treinamentos fazem parte do programa de gestão por competências da cooperativa e têm a parceria do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Ana já havia trabalhado recentemente com o tema: Feedback e desenvolvimento de lideranças, e agora trouxe informações relevantes de como o mercado de trabalho está se reorganizando no pós-pandemia.

Uma pesquisa muito recente que a palestrante apresentou, com 800 trabalhadores de escritórios brasileiros, dos quais 78% estão trabalhando home office, demonstra que, mesmo a distância, as pessoas estão mais conectadas umas às outras, através das ferramentas tecnológicas.

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Entre os entrevistados, 25% dizem que estão mais confortáveis usando tecnologia, 10% dizem que se aproximaram ainda mais dos colegas de trabalho e 9% que se aproximaram mais de seus chefes. “Pelo fato de que a gente precisou se afastar (em virtude das medidas de isolamento social) isso mostrou o quanto as conexões são importantes e o quanto a gente precisa estar próximo de quem a gente gosta no trabalho e na vida pessoal”, comenta Ana.

E tudo isto, de certa forma, cita ela, está relacionado a uma comunicação assertiva. Mais do que nunca foi exigido das pessoas, no mundo do trabalho, que expressem suas ideias e relatem fatos de forma fluente, clara e objetiva, verbal ou por escrito, com desenvoltura; gerem feedback: ouvindo as pessoas e garantindo entendimento do outro; utilizando de forma eficaz das ferramentas de comunicação da empresa.

Segundo a psicóloga, o segredo da comunicação verdadeira é a conexão com as pessoas. “Para conectar-se é preciso focar no outro, vai além das palavras, exige muita energia e é mais habilidade do que talento natural.”

 

Dicas para comunicação assertiva

1. Responsabilize-se pela sua comunicação.
2. Diga o óbvio sempre.
3. Faça adaptações em sua linguagem.
4. Seja mais assertivo, menos passivo e agressivo.
5. Ouça mais e fale menos.
6. Ao ouvir, preste atenção no que o outro fala.
7. Faça perguntas abertas para ampliar sua compreensão.
8. Parafraseie – recapitule os pontos principais.
9. Lembre-se sempre: o segredo é “conectar-se”:
a. Foque no outro e não em si mesmo.
b. Vá além das palavras.
c. Torne sua comunicação simples.

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