9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Antonio Batista destaca a importância do serviço de radioterapia no Ceonc

Ele teve câncer e precisava ir a Cascavel para as sessões de radioterapia.

Antonio Batista, professor aposentado em Salgado Filho.

Foto: Facebook/Antonio Batista

O professor aposentado Antonio Batista, de Salgado Filho, alegrou-se com a autorização para que o Hospital do Câncer/Ceonc de Francisco Beltrão comece a operar o aparelho para as sessões de radioterapia em pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Depois de 12 anos de instalação do equipamento, finalmente houve a autorização governamental para a entrada em funcionamento.

- Publicidade -

Em setembro deste ano – dias 25 e 26 –, dois técnicos do Centro Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estiveram no Ceonc, fizeram as vistorias e depois enviaram o relatório ao Ministério da Saúde e ao Ceonc. Dia 24 de outubro, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, esteve na cidade e fez visitas técnicas aos hospitais do Câncer e Regional e garantiu que iria trabalhar pela autorização do serviço de radioterapia para atender os pacientes da região de Francisco Beltrão.

Antonio Batista, que teve câncer na região do pescoço há pouco mais de dez anos, precisou fazer cirurgia e sessões de radioterapia em hospital de Cascavel e relatou ao JdeB sobre a conquista.
Leia o relato do professor Antonio:

“Ora… Pensem comigo! O paciente está debilitado pela doença e pelo tratamento, fragilizado e ainda tinha que ficar cerca de dois meses em Cascavel fazendo as sessões diárias de radioterapia. Geralmente, ficavam em uma pensão, muito bem tratados, mas distantes de seus familiares, de seu lar. Agora, com a radioterapia funcionando em Beltrão, é possível que os pacientes da região permaneçam em casa e vão ao Ceonc apenas no momento da aplicação, que demora poucos instantes. Isso é mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. Eu passei por isso há mais de uma década e me recordo do desconforto da viagem até Cascavel.

Parabéns ao Ceonc de Beltrão por finalmente ter o serviço de radioterapia liberado e funcionando! Reforçando, neste momento de fragilidade é essencial que o paciente permaneça o maior tempo possível com os familiares. Agora será realidade para os pacientes oncológicos da região de Francisco Beltrão”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques