Saúde
Natália Cancian e Renato Machado (Folhapress) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem o registro definitivo da vacina contra Covid, fabricada pela americana Pfizer e pela alemã BioNTech.
Esse é o primeiro registro de uma vacina contra Covid aprovado pela agência. Até então, o órgão havia dado aval ao uso emergencial de duas vacinas (Coronavac, do Butantan e da Sinovac, e Covishield, da Universidade de Oxford e da AstraZeneca), num modelo considerado mais restrito.
[relacionadas]
Segundo a Anvisa, o registro indica que o imunizante “teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas” pela equipe técnica. “Esperamos que outras vacinas estejam em breve sendo avaliadas e aprovadas”, completou Barra Torres.
A vacina da Pfizer contra a Covid-19 foi a primeira a ser aprovada e aplicada no mundo, no Reino Unido, em dezembro de 2020. Os EUA também iniciaram sua vacinação com o imunizante da Pfizer, no mesmo mês.
Com a aprovação, a vacina da Pfizer já pode, em tese, ser aplicada no País. Mas, apesar de manter negociações com a empresa desde o primeiro semestre do último ano, o Governo Federal ainda não fechou acordo para compra de doses.