Pacientes em tratamento oncológico receberam flores, mensagens de apoio e abraços.

O projeto Amor em Flor provocou “emoções gratificantes” aos integrantes do Núcleo Setorial de Empresas Novas (Enova) da Acefb,
que levaram flores, mensagens e abraços aos pacientes de câncer do Ceonc.
Entre os dias 16 e 20 de setembro, o Núcleo Setorial de Empresas Novas (Enova) da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) promoveu o projeto “Amor em Flor” no Hospital do Câncer/Ceonc. Na reunião semanal Café Acefb de terça-feira, 24, os integrantes do Enova expuseram a proposta e como ela foi desenvolvida com os pacientes em tratamento de quimioterapia na instituição de saúde. No final, as pessoas aplaudiram a apresentação e a iniciativa do núcleo.
O projeto consistiu na realização de visitas, de manhã, com distribuição de flores, mensagens e abraços aos pacientes. Josélia Dal Piva, empresária e integrante do Enova, afirmou que “foi uma emoção muito gratificante. Nós idealizamos o projeto até como um incentivo de dar um apoio para as pessoas que estão passando pelo tratamento de câncer, que estão um pouco debilitadas, só que até então nós não imaginávamos a emoção e a gratidão que esse projeto nos traria também”.

Muitos apoios ao projeto
Mais de 200 pessoas contribuíram para a compra das flores e na escrita dos cartões que foram levados para os pacientes do Ceonc. Josélia disse que quando o projeto foi discutido no Enova, os integrantes do núcleo não tinham ideia da dimensão que poderia tomar. “As pessoas que tão lá, estão debilitadas naquele momento, muitas vezes fragilizadas, e o fato de você entregar uma flor com palavras de incentivo para pessoas que não conhece traz realmente um brilho no olhar, teve lágrimas, mas teve muitos sorrisos, abraços, muito carinho. E aquele momento que você se doa, que foram três minutos, cinco minutos, é, realmente, muito gratificante. A gente consegue perceber o quão grande é o abraço que você pode dar, a emoção que você pode transmitir num momento de fragilidade.”
Antes das visitas, os integrantes do Enova conversaram com a enfermeira Cíntia Rech, para definir o planejamento e execução do projeto. Emocionada com os resultados, Josélia recomendou que as pessoas tirem um tempo e visitem pacientes em tratamento no Ceonc. “A gente também recebia muita energia”, completou.
[relacionadas]
Fator emocional
Josélia constatou como a autoestima pode ajudar as pessoas que estão passando pelo tratamento. “Nós tivemos depoimentos de alguns pacientes que fazem a quimio diariamente, que realmente o emocional influencia muito no tratamento, porque o teu estado te ajuda a estar melhor, ajuda a procurar fazer o tratamento corretamente e muitas vezes a pessoa fica lá três, quatro horas na sala com a medicação sozinha, então, receber um abraço, receber uma palavra de incentivo, foi muito interessante”.
Esta foi a primeira edição do projeto, que pode vir a acontecer uma ou duas vezes por ano. Mas a empresária salientou que há uma certeza: “O Amor em Flor vai continuar”. Ela agradeceu às pessoas e empresas que ajudaram o projeto, “até encerramos as contribuições porque tínhamos planejado um número xis e superou esse número. Foram 219 pessoas que contribuíram com a compra da flor e a escrita do cartão para serem entregues”.
O projeto foi desenvolvido pelo Enova com a participação principalmente da Fiori Filmes, Vanderlei Machado Fotografias e a Caza Flor.
A enfermeira Cíntia Rech, gerente de serviços do Ceonc, disse ao JdeB que “o pessoal adorou”. Cíntia destacou que “o mais importante neste projeto é tirar a face desta doença. Antes da questão da doença, são pessoas, elas têm emoções”. O Hospital do Câncer/Ceonc está aberto para receber outros grupos que queiram fazer visitas aos pacientes e à equipe. Para Cíntia, iniciativas como esta “são bem importantes”.
Diariamente o hospital atende 110 pessoas que fazem tratamento por quimioterapia. A expectativa é que seja liberado, em breve, a autorização para o serviço de radioterapia.

Flores e cartão: o carinho do pessoal do Enova para com os pacientes.
Fotos – Vanderlei Machado