Saúde
Após três semanas com médias semanais passando de 90 para 45 casos, Beltrão teve nova alta nas infecções por Covid-19 atingindo média de 51 nesta semana, segundo dados da Secretaria de Saúde. De acordo com o secretário Manoel Brezolin, as comemorações do feriado da Páscoa podem ter relação com o aumento dos índices.
Desde que as medidas de restrição foram aplicadas, Manoel disse que a Secretaria passou a estudar os números e reconheceu uma queda nas novas infecções. O efeito, segundo ele, também está associado ao aumento das vacinas, mas foi prejudicado diante de aglomerações registradas no feriado.
“A gente tem olhado que onde você tem restrição de movimentos, os casos reduzem. Então a redução que nós tivemos se deve às medidas adotadas através dos decretos, senão nós estaríamos num verdadeiro caos, hoje em dia. Além disso tem a vacinação. Conforme ela vai avançando, ela vai mostrando que é a melhor arma que nós temos hoje.
Então juntando as duas coisas foi o que fez reduzir o número. A preocupação nossa é que depois de termos mais de 100 casos diários por dia, eles começaram a descer. Mas nesta semana ele não continuou descendo como a gente acreditava, para que chegasse a um patamar que a saúde pudesse administrar com facilidade”, apontou Manoel.
A gravidade também está na nova cepa. Segundo o secretário, no município está circulando a P1, variante de Manaus, mais transmissível e mais grave. Os pacientes também têm uma demora maior na recuperação, sobrecarregando o sistema de saúde, que sofreu no mês de março sem vagas nos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid. O impacto direto também está no novo perfil dos casos, que são mais jovens.
Segundo dados divulgados ontem, Francisco Beltrão atingiu 146 mortes por Covid-19, sendo que o mês de março somou mais óbitos que todo o ano de 2020.
No acumulado, já são 10.173 confirmações e 9.234 recuperações, estando em tratamento 793 pessoas. Dessas, 55 estão em leitos de enfermaria e 15 em leitos de UTI.
Para frear os casos, o secretário frisa a necessidade de que todas as pessoas com idade para vacinação contra a Covid procurem o local indicado, além de que mantenham a caderneta de vacinação em dia, sobretudo com a campanha contra a gripe.
De acordo com Manoel, uma dose da vacina contra a Covid já tem ajudado a diminuir os casos graves, mas é necessário ter as duas para garantir a imunização.
Os cuidados essenciais também devem ser redobrados, com higienização das mãos, uso da máscara e distanciamento social.
Setor de eventos pede flexibilização
Representantes dos setores de eventos e bares se reuniram na manhã de ontem, 9, com o secretário Manoel Brezolin pedindo flexibilização das medidas.
Eles apontaram os impactos das restrições em relação à atividade da categoria, sobretudo pelo tempo parado que quebrou o faturamento do caixa.
O secretário atendeu os representantes e disse que o caso será analisado. Segundo ele, como o decreto do Estado vale até o da 15 de abril, será esperado até lá para anunciar possíveis novas medidas locais.