São duas campanhas abrangendo crianças e adolescentes de zero aos 15 anos. Mas a procura ainda deixa a desejar.
Estão em andamento duas campanhas de vacinação em Dois Vizinhos: a primeira é voltada para crianças de 0 a 5 anos e imuniza contra a poliomielite; a segunda é voltada para jovens de até 15 anos e é voltada para a atualização vacinal. O grande problema é que, segundo a enfermeira Grasieli Pedrussi, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, comentou, que o índice de vacinação “não está tão bom como a gente gostaria”.
Ao todo, 75,69% das crianças foram imunizadas contra a pólio, no entanto, para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, 514 crianças ainda precisam receber as gotinhas. A campanha termina no próximo dia 30 de outubro e a meta de imunização, de 95%, é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, responsável pela paralisia infantil, está erradicada no País desde 1990, mas não podemos relaxar.
Segundo Grasieli, estão sendo feitas buscas ativas nas famílias pelos agentes comunitários de saúde e a divulgação nas redes sociais e veículos de comunicação para que as crianças e adolescentes que precisam receber as doses sejam levados às unidades de saúde.
Multivacinação
Já na campanha voltada para os adolescentes, houve bastante procura de adolescentes no ‘Dia D’, da campanha de multivacinação, principalmente, porque a saúde pública passou a oferecer também a vacina ACWY (contra meningite) e também foram recebidas muitas crianças para o reforço da vacina contra a febre amarela e poliomielite. “Mas foi feita vacinação de um modo geral”, salientou. Na última segunda-feira, 19 de outubro, a cobertura parcial da campanha de multivacinação estava com índice de 62,49%, de todas as vacinas.