Saúde
Assada, cozida ou frita, a batata é amada no mundo todo e motivo de alegria e descontração. Mas você sabia que saborear essa delícia também é sinônimo de alimentação nutritiva?
Os assuntos relacionados à qualidade do que comemos e à saúde ganham destaque cada vez mais. Este tubérculo é rico em vitaminas e sais minerais, livre de colesterol e possui baixo teor de gorduras e calorias. Além disso, é eficaz na prevenção de algumas doenças e na redução do estresse, uma função ainda mais importante nos dias atuais. Ou seja, longe de ser vilã das dietas, a batata atua a favor do organismo.
No século 19, na Inglaterra, o economista Adam Smith foi um dos primeiros a enaltecer essa relevância nutricional: ele percebeu que os irlandeses comiam menos que os ingleses, porém eram mais sadios e vigorosos, por conta de uma dieta fortemente baseada em batatas. Elas contêm vitaminas do complexo B (B1 e B6), C, D e K, bem como fibras (que ajudam a regular o intestino), ácido fólico, zinco e cobre. Também possuem fósforo, ferro, magnésio, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. Para ter uma ideia, é possível que uma batata ofereça mais potássio do que três bananas.