Saúde preparou estrutura para receber trabalhadores que precisam sair do município.

Ficar dias, semanas ou até meses fora de casa é a rotina de caminhoneiros, representantes comerciais e outros profissionais que precisam estar na estrada para fazer seu trabalho. Também são eles que, muitas vezes, ficam mais expostos ao coronavírus, por passarem por regiões com maior contaminação e manterem contato com mais pessoas.
Em Francisco Beltrão, 10 dos 73 casos de Covid-19 confirmados são de caminhoneiros; alguns acabaram transmitindo o vírus para seus familiares. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma estrutura para que trabalhadores que precisam sair do município possam fazer testes rápidos ao retornarem para casa.
[relacionadas]
De acordo com Manoel Brezolin, secretário de Saúde, as empresas estão sendo orientadas para repassarem essas informações aos profissionais. “É para quem teve que viajar por algum motivo, caminhoneiros, representantes comerciais. Eles procuram o serviço, vão passar por uma entrevista e a equipe de saúde vai decidir qual o melhor teste pra ele, se é o teste rápido ou o de laboratório. Se tiver alguma característica, algum sintoma de gripe, pode ser encaminhado pra UPA.”
Os testes estão sendo feitos na Escola Municipal Frei Deodato, na Cango, e devem ser, preferencialmente, agendados pelos telefones (46) 3523-3517 e 9 9103-9150. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Manoel lembra que essa ação não é válida para quem, por exemplo, trabalha em municípios vizinhos e volta todos os dias a Beltrão.