5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Campanha alerta para a saúde do homem

Neste mês, a conscientização é sobre o combate ao câncer de próstata.

Dr. Ari Adamy Júnior.

O Novembro Azul visa conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, focando no combate ao câncer de próstata. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), esta doença atinge cerca de 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens.

“Na fase inicial, o câncer de próstata não dá sintomas, sendo que quando se aguarda a presença de sintomas para fazer o diagnóstico, a maioria dos pacientes já apresentam doença avançada, em que a cura não é mais possível. Nas doenças mais avançadas, pode haver dor óssea, queda do estado geral e alguns sintomas urinários que estão associados à obstrução da próstata pelo tumor. Mas é importante deixar claro, que a maioria dos sintomas urinários, como redução do jato urinário, vontade frequente de ir ao banheiro, necessidade de fazer força para urinar e acordar à noite para ir ao banheiro são por conta da hiperplasia prostática benigna”, explica o dr. Ari Adamy Júnior (CRM 22788 e RQE 585), urologista do Hospital Santa Cruz e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Paraná.

Se detectado a tempo, tem cura
O câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente nos homens, mas quando diagnosticado precocemente, tem uma alta porcentagem de cura.

- Publicidade -

“Quando diagnosticado em uma fase mais precoce, mais de 90% dos tumores podem ser curados. Por esta razão e pela ausência de sintomas na fase inicial, é que é recomendado os exames de rotina para rastreamento e diagnóstico precoce.”

Hoje, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a realização dos PSA e exame do toque retal anualmente a partir dos 50 anos. E a partir dos 45 anos, para homens com fatores de risco, como presença de história familiar. A combinação dos dois exames aumenta a chance de diagnóstico dos tumores em comparação com a realização de os exames isoladamente”, finaliza o dr. Adamy Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques