6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Campanha contra a gripe já vacinou 31% dos grupos prioritários em Beltrão

Vacinação segue até dia 22 em todo Brasil. Meta é alcançar 80% do público-alvo.

 

 Paraná já vacinou 15% dos grupos prioritários.

 

Das mais de 16 mil pessoas que integram algum dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe, ao menos 31% – 6 mil – já receberam a dose da vacina na primeira semana. A campanha iniciou na segunda-feira, 4, e prossegue até o dia 22. Somente no último sábado, “Dia D” da campanha, ao menos 12% dos integrantes dos grupos prioritários foram vacinados. 
Para a Secretaria Municipal de Saúde, o percentual de vacinação obtido na primeira semana é positivo e até o final da campanha a meta é seguir o preconizado pelo Ministério da Saúde e imunizar ao menos 80% do público-alvo. Compõem o grupo prioritário e devem receber a dose crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos e indígenas.
Os portadores de doenças crônicas e a população carcerária, além de funcionários do sistema prisional, também devem ser imunizados gratuitamente, apesar de não comporem os grupos prioritários, e somam mais 10,5 mil pessoas em Francisco Beltrão.
A vacina é aplicada em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira em horário comercial.

- Publicidade -

Paraná
O Paraná já alcançou 15% da meta da campanha de vacinação contra a gripe. Até as 12h de sábado, 9, 412.095 pessoas já haviam sido imunizadas. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, acompanhou o trabalho no “Dia D” da campanha, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba.
Caputo Neto afirmou que o Paraná reivindica, desde 2011, a antecipação da campanha de vacinação para abril, pois no Sul do Brasil o inverno é mais rigoroso. “Contamos com o comparecimento da população para que haja tempo suficiente de garantir imunidade aos que mais precisam. É importante que todos os que estão nos grupos prioritários recebam a vacina o mais rápido possível”, explicou. Este ano, o Ministério da Saúde atrasou em duas semanas o início da campanha. As pessoas que não compareceram no dia D, ainda poderão receber a vacina nas unidades de saúde de todo o Paraná, das 8h às 17h. Neste ano, a expectativa é vacinar 2,9 milhões de paranaenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques