23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Campanha de vacinação contra mais de 15 doenças será antecipada

No Estado, a ação de imunização começará dia 28, uma semana mais cedo que nos demais estados do País.

As gotinhas, contra a poliomielite, também estarão disponíveis.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, menores de 15 anos de idade, será antecipada no Paraná. No Estado, a ação de imunização começará dia 28, uma semana mais cedo que nos demais estados do País que realizarão as campanhas de 5 a 30 de outubro.

- Publicidade -

A antecipação da data foi confirmada após reunião entre diretoria e equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde e representantes das 22 regionais de Saúde do Estado, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e dos Conselhos Regionais de Secretários Municipais de Saúde (Cresems).

“O Paraná está ampliando o período das campanhas para que os pais tenham mais oportunidade de levar os filhos aos locais de vacinação; antecipamos o início, mas seguiremos até o dia 30 de outubro, conforme o calendário nacional. Entendemos que, durante a pandemia, as ações de imunização devem ser reforçadas, pois as vacinas protegem contra várias doenças e salvam vidas”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. A estratégia visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças paranaenses.

Prevenção a mais de 15 doenças
A Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes, menores de 15 anos de idade, como BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, contra a pneumonia, meningite e otite; meningocócica C e ACWY, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; vacina HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B; e ainda a vacina contra a febre amarela.

A recomendação da Secretaria da Saúde do Paraná é para que os municípios organizem as campanhas de vacinação em ambientes amplos e de fácil acesso e que intensifiquem a divulgação junto à comunidade. “Antecipamos e ampliamos o período da vacina para facilitar a ida dos pais até os locais estabelecidos em cada cidade. Os municípios estarão abastecidos com as doses e insumos e a meta é de aumentar o índice de cobertura vacinal do Estado, chegando a 90% e 95%, dependendo de cada vacina, como preconiza o Ministério da Saúde”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Contra a pólio
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos de idade. A população estimada no Paraná é de 583.962 crianças e a meta é atingir o índice de 95% de cobertura vacinal. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.

No Sudoeste, que abrange 42 municípios, divididos entre a 7ª e a 8ª regionais de Saúde, de Pato Branco e Francisco Beltrão, respectivamente, a Sesa estima que a população de crianças de 12 meses a menores de 5 anos seja de 33.027.

O Paraná não registra casos de pólio desde 1.987 e o Brasil, desde 1.990. Em 1.994 o País recebeu da Organização Pan-America da Saúde a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

 

População de crianças de 12 meses a menores de 5 anos no Sudoeste

 

Regional…………………. 1 ano…… 2 anos…….. 3 anos………. 4 anos……… Total

7ª RS Pato Branco………. 4.043…….. 3.644……… 3.612……….. 3.638……. 14.937

8ª RS Francisco Beltrão  4.981     4.345     4.346     4.418     18.090

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques