A recomendação é que seja colocada em dia a caderneta de vacinação.
De 28 de setembro a 30 de outubro acontecem as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O Dia D de imunização será em 17 de outubro, um sábado. A coordenação das campanhas é das secretarias municipais de Saúde. O grupo alvo da vacinação contra a paralisia infantil são as crianças de 12 meses a 4 anos de idade. Todas, dessa faixa etária, devem ser vacinadas, independentemente se já tomaram a vacina em campanhas anteriores. No município de Francisco Beltrão, a meta é vacinar pelo menos 95% das cinco mil crianças que se enquadram nesse grupo. A vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. O Paraná não registra casos de paralisia infantil desde 1987 e o Brasil, desde 1990.
Quem deve receber
No caso da multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas estarão disponíveis em todas as 25 unidades de saúde da cidade e interior, com atendimento de segunda a sexta-feira no horário 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Vacinar para prevenir
Serão ofertadas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. As vacinas serão realizadas para quem estiver com a caderneta de vacinação em atraso. Por isso, é de fundamental importância comparecer na unidade de saúde com a carteirinha para que os profissionais verifiquem quais são necessárias. Ontem, foi fraco o comparecimento na sala de vacinas da Unidade de Saúde da Cango – apenas três crianças foram vacinadas. A expectativa é que aumente o número nos próximos dias e que haja grande adesão no Dia D, da campanha, 17 de outubro, um sábado.
Quais vacinas são aplicadas
A campanha oferta vacinas BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, contra pneumonia, meningite e otite; meningocócica C, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B; e contra a febre amarela.