Trabalhadores já chegaram infectados.
Os casos de infectados por coronavírus no município de Coronel Domingos Soares estão ligados às obras da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Foz do Estrela. A informação é da TV Sudoeste, que noticiou o aumento repentino de casos da doença: segunda foram confirmados sete infectados, terça subiu para dez e ontem chegou a 15. Proporcionalmente, é o município da região com maior índice de casos, com um confirmado para cada 500 habitantes.
[relacionadas]
Segundo o diretor da 7ª Regional de Saúde, trabalhadores que vieram de Concórdia (SC) para trabalhar nas obras da PCH já chegaram infectados e disseminaram o vírus. O canteiro de obras da hidrelétrica fica a cerca de 30 km da cidade e possui alojamento para os funcionários.
A construtora responsável pelas obras já reservou um local separado para quem está com sintomas de gripe – os confirmados, ficam em quarentena numa casa na cidade – e também está fazendo uma varredura com as autoridades de saúde para identificar novos casos. Ontem, o número de suspeitos era de 84 e 20 já haviam sido descartados. Dos 15 confirmados, 11 são residentes em Coronel Domingos Soares, de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde.
A explosão de casos fez com que a Prefeitura editasse um novo decreto, fechando todo o comércio e atividades não essenciais. “Sabíamos que a doença chegaria aqui em algum momento, mas não que seria de forma tão rápida. No entanto, estamos trabalhando junto com a empresa da obra para dar todo o suporte e evitar o contágio de outras pessoas, inclusive com novas medidas mais duras para conter o avanço da Covid. Nosso pedido é para que as pessoas se cuidem ao máximo”, reforçou a prefeita Maria Antonieta de A. Almeida (PSD). Ela informou que novos casos devem surgir devido ao aumento da testagem de trabalhadores e moradores.
O JdeB tentou contato com a Secretaria de Saúde para apurar mais detalhes sobre a situação, mas não conseguiu localizar a secretária Sandra Maria da Rosa, porta voz dos assuntos relacionados à Covid-19 na cidade. Nossa equipe também está em contato com a direção da construtora para saber das medidas que estão sendo adotadas no canteiro.

Canteiro de obras da PCH Foz do Estrela foi o ponto de contágio; até ontem, 15 casos haviam sido confirmados e dezenas de testes estão sendo realizados.
Foto: Arquivo/Divulgação
Beltrão e Pato Branco
Em Francisco, um novo boletim foi divulgado ontem apontando 16 casos confirmados, duas mortes, nove recuperados e cinco em recuperação. Pato Branco tem 22 casos, 16 recuperados, uma morte e cinco pessoas em isolamento domiciliar.