Município registra 33 casos confirmados em praticamente todas as regiões da cidade.

O boletim epidemiológico semanal da dengue divulgado ontem, 5, pela Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão, mostra dez novos casos da doença no município, chegando a 33 no total — 25 autóctones e oito importados. Dos 29 bairros da cidade, 15 têm registros de dengue; no interior, há 14 notificações.
O Bairro Vila Nova tem sete casos confirmados, em seguida vem o Jardim Floresta, com cinco. Depois, Centro, 4; Alvorada, 3; Cristo Rei, Miniguaçu e Industrial com dois cada; e com um caso estão Pinheirinho, Pinheirão, Jardim Virgínia, Luther King, Seminário, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e Água Branca.
As notificações em Francisco Beltrão chegaram a 242; já foram descartados 195 casos suspeitos e 14 ainda aguardam resultado de exames. As pessoas diagnosticadas com dengue estão sendo tratadas em casa e passam bem.
A coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Tania Lise, frisa que o problema continua sendo verificado em locais habitados. “É nas residências que encontramos a maioria dos focos. Cada vez mais precisamos da conscientização e da colaboração da nossa comunidade.”
Os principais sintomas da doença são: febre alta (maior que 38.5º C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
[relacionadas]
Paraná soma 122 óbitos
O boletim da Secretaria de Estado da Saúde contabiliza 157.418 casos confirmados no Paraná e 122 óbitos provocados pela doença. A epidemia atinge 223 cidades – 55,8% dos municípios paranaenses. São cidades que apresentam, proporcionalmente, incidência maior que 300 casos autóctones por 100 mil habitantes.
Da semana anterior para esta, o número de casos confirmados aumentou 10,78%, com 15.320 novos registros. A atualização semanal também confirma 11 mortes por dengue que estavam em investigação. *Com informações da AEN.